Pequeno Príncipe é contemplado com o Prêmio Criança 2016, da Fundação Abrinq - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe é contemplado com o Prêmio Criança 2016, da Fundação Abrinq

Campanha Pra Toda Vida – que tem como objetivo identificar precocemente casos de violência e empoderar crianças e adolescentes sobre seus direitos e formas de se proteger – foi uma das iniciativas premiadas na noite dessa quarta-feira, dia 16
17/11/2016
premio_abrinq_premiacao_2016_11_22_fonte_abrinq-5
O Hospital Pequeno Príncipe foi representado na cerimônia de premiação pela assessora da diretoria, Thelma Alves de Oliveira. (Crédito das fotos: Fundação Abrinq)

A proteção de meninos e meninas e a garantia dos seus direitos fundamentais está na essência dos trabalhos do Hospital Pequeno Príncipe. E uma de suas iniciativas em prol do público infantojuvenil foi reconhecida na noite dessa quarta-feira, dia 16. A Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e adolescentes foi contemplada com o Prêmio Criança 2016, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente a projetos inovadores voltados à Primeira Infância. Esta é a segunda vez que a instituição recebe o prêmio. A primeira foi em 2002, com o Programa Família Participante.

Ao todo, 129 projetos, de 72 municípios de dez Estados, foram inscritos. Participaram do processo seletivo 111 organizações sociais e 18 empresas. Dez iniciativas finalistas foram reconhecidas e cinco vencedoras foram anunciadas no evento de premiação, realizado no Teatro Santander, em São Paulo. “Este prêmio é o reconhecimento a um projeto que coopera para enfrentar o problema social da violência; reduzir os casos de maus-tratos, negligência e violência; e fortalecer a rede de apoio”, ressalta a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

A campanha busca mobilizar os diversos atores da sociedade contra a violência; capacitar médicos, profissionais da saúde e professores para identificarem precocemente e notificarem casos suspeitos; encorajar os cidadãos para a denúncia; e orientar e empoderar meninos e meninas sobre seus direitos e a autoproteção. “É uma iniciativa de caráter contínuo que, junto à sociedade, tem buscado proteger mais e educar melhor as crianças e adolescentes para a autonomia, vislumbrando um futuro promissor para as novas gerações”, destaca Ety.

Em dez anos consecutivos de execução, diversas ferramentas já foram utilizadas com o intuito de alertar e mobilizar a comunidade em geral. Como site da campanha; e-mails marketing; posts para redes sociais; manuais para profissionais das áreas da saúde e da educação; livros de poesia sobre reconhecimento de situações de risco e importância do autocuidado; e palestras e eventos de formação para profissionais e estudantes do setor da saúde, professores e representantes da sociedade civil.

Para a realização dessas ações, o Pequeno Príncipe já contou com diversos parceiros, como Ecovia; Universidade Positivo; secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde; Rede Auto Park; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp); Shopping Mueller; Shopping Curitiba; e Itaipu Binacional.

Pioneirismo
O Hospital Pequeno Príncipe é referência no enfrentamento à violência infantojuvenil. Na década de 1970, a instituição iniciou as atividades integradas de atenção a crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus-tratos e violência. Em 2002, passou a integrar a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e tornou-se, assim, hospital-referência para o encaminhamento de casos suspeitos de violência. Já em 2006, as ações de mobilização e conscientização sobre o tema foram formalizadas por meio da Campanha Pra Toda Vida e ganharam novo fôlego.

Vencedores do Prêmio Criança 2016
O Prêmio Criança foi criado em 1989 e reconhece projetos voltados à Primeira Infância, período que vai da gestação até os seis anos de idade. Confira os vencedores da edição de 2016:

Hospital Pequeno Príncipe: Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e adolescentes
Grupo Boticário: Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças
Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça: Programa Educação Integral para a Primeira Infância
Projeto Arrastão: A Descoberta da Língua Escrita
Tá.Na.Hora Saúde Digital: Programa SMS Bebê: do início da gestação até 1.000 dias do bebê

+ Notícias

19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
05/12/2024

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
Ver mais