Pequeno Príncipe Conhecimento aborda os erros inatos da imunidade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe Conhecimento aborda os erros inatos da imunidade

Profissionais de saúde do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil puderam conhecer um pouco mais e sobre particularidades do diagnóstico e tratamento de doenças raras
01/11/2021
A diretora de Medicina Translacional, Carolina Prando, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, conduziu a aula sobre erros inatos de imunidade.

O Pequeno Príncipe é referência no diagnóstico e tratamento de doenças raras e desde 2016 é habilitado pelo Ministério da Saúde como serviço de referência. Para compartilhar iniciativas desenvolvidas na instituição sobre esse assunto, a diretora de Medicina Translacional, Carolina Prando, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, conduziu a aula sobre erros inatos de imunidade em pacientes hospitalizados. O encontro on-line integra o projeto Pequeno Príncipe Conhecimento.

A médica abordou sobre as imunodeficiências, sua origem na genética, e como as variações dessas doenças afetam diariamente um grande número de pessoas que, muitas vezes, desconhecem o diagnóstico. “Hoje já se sabe que 80% das doenças raras têm origem genética e que diversas famílias nem chegam a ter conhecimento a respeito”, explicou a imunologista, que abordou casos de pacientes assistidos pelo Hospital e portadores de doenças raras com origem nos erros inatos de imunidade.

Em parceria com o Hospital e a Faculdades, hoje a instituição pesquisa e disponibiliza exames capazes de diagnosticar doenças graves, que vão definir protocolos, iniciar precocemente o tratamento e reduzir o tempo de internamento das crianças em UTI. Identificar a doença nos primeiros anos da criança pode oferecer sobrevida e mudar suas condições de saúde e bem-estar.

A informação e o conhecimento são fundamentais para o diagnóstico precoce e melhores opções de tratamento. Por isso, a diretora reforçou em sua apresentação que essa é uma iniciativa importante e que faz toda a diferença no tratamento das crianças. “Este é um conhecimento que auxilia tanto no alerta de novos diagnósticos quanto na melhor condução e tratamento de pacientes internados no Hospital com erros inatos da imunidade”, concluiu a médica.

 Você sabia?
– Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando atinge 65 em cada 100 mil pessoas. Estima-se que 13 milhões de brasileiros e mais de 300 milhões de pessoas no mundo são acometidas por essas doenças.

– Por meio do Ambulatório de Doenças Raras, o Pequeno Príncipe realiza consultas, exames e aconselhamento genético. Além disso, busca minimizar os impactos da evolução da doença. A instituição oferece todo o apoio às famílias e pacientes com doenças raras.

 

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais