Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

Notícias

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 pessoas em uma noite de comemoração
28/02/2025
formatura de residentes
A formatura de residentes reuniu 350 convidados entre formandos, médicos, profissionais e familiares.

O Hospital Pequeno Príncipe realizou a entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica para médicos de diferentes áreas de atuação em pediatria e saúde da criança nessa quinta-feira, dia 27. A solenidade, que reuniu 350 convidados, foi marcada por emoção, homenagens e reflexões sobre a missão da medicina. A democratização do conhecimento faz parte do DNA da instituição, que é pioneira como hospital de ensino.

Cumprimentos aos formandos

Durante a cerimônia, o diretor-técnico, Cassio Fon Ben Sum, destacou a importância desse momento na trajetória dos formandos. “Celebramos não apenas a conclusão da residência, mas o início de uma nova jornada. Sei o que isso significa, pois, há 13 anos, estive aqui, cheio de orgulho e expectativas. A medicina vai além dos protocolos, exige escuta atenta e humanização. Vocês não tratarão apenas doenças, mas vidas e famílias. O cuidado médico não se resume a técnicas, mas também à sensibilidade e ao respeito. Desejamos a todos um futuro brilhante, pois o mundo precisa de médicos como vocês.”

A noite de celebração foi marcada por discursos inspiradores, que destacaram não somente a excelência técnica dos formandos, como também os valores que permeiam a atuação no Hospital Pequeno Príncipe. “O Hospital não é feito de tijolos, ele é feito de pessoas. A sua identidade sempre foi alicerçada na dedicação de cada profissional. Agradeço a todos os colaboradores, aqueles que dão sinais de carinho e empatia no dia a dia. O Pequeno Príncipe não é apenas um hospital de crianças, mas para as crianças”, enfatizou o diretor de Ensino e Bioética, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Ao representar as duas Etys – Dona Ety e Ety Cristina –, o diretor-corporativo José Álvaro da Silva Carneiro, exaltou o pioneirismo feminino. “Hoje, a pediatria é essencialmente feminina, e ao lembrar disso recordo que, há 105 anos, foi a energia feminina que trouxe a Curitiba o atendimento às crianças e famílias sem recursos. Temos um jeito de ser que une paixão pelas boas práticas e compromisso com a empatia, compaixão e dignidade. Então, desejo que levem esse jeito de ser para o futuro, sempre pautados nos valores que nos unem: o cuidado com as crianças.”

A formação de novos especialistas

Há 52 anos, o Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como instituição formadora em residências médicas. Desde a década de 1930, a instituição recebe estudantes de Medicina; à época, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal.

Hoje, o Hospital oferece seis programas de residência médica: Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Cancerologia Pediátrica, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, e Medicina da Família e Comunidade. E nove cursos de especialização em Saúde da Criança e do Adolescente, sendo nas áreas de cardiologia pediátrica, neurologia pediátrica, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, nefrologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, nutrologia, reumatologia e pneumologia pediátrica.

Além disso, o Pequeno Príncipe desempenha papel fundamental na formação de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área de saúde.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais