Paulo Baier doa camisa do centésimo gol ao Pequeno Príncipe
O meio-campista Paulo Baier, do Clube Atlético Paranaense, repassou ao Complexo Pequeno Príncipe, na tarde desta sexta-feira, dia 6, a camisa com a qual entrou para a história do Campeonato Brasileiro ao ser o primeiro jogador a marcar cem gols desde a implantação do sistema de pontos corridos em 2003.
Na oportunidade, o diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a importância do gesto. “Para nós é uma alegria. É um gesto sensacional dele. Essa camisa é muito simbólica, é a cereja do bolo de uma relação que temos com o Atlético, com o qual também firmamos um protocolo de intenções para a instalação de ambulatórios na Arena da Baixada”, disse.
Segundo ele, a camiseta será utilizada em alguma ação em prol das crianças e adolescentes atendidos pelo Complexo. “Ainda não definimos, mas certamente esperamos contar com a presença do Paulo na ação”, afirmou.
Em contrapartida, o jogador recebeu as medalhas de ouro e de bronze que representam o tento 1.052 de Pelé e fazem parte do Programa Gols pela Vida. Baier já havia ganhado a peça de prata da coleção em 9 de outubro deste ano, quando visitou o Hospital. O gol representado no presente foi marcado no jogo de número 979 do “rei”, no dia 25 de outubro de 1970, em que o Santos venceu o Alagoas por 5 a 0.
“É importante para mim poder ajudar com esse simples gesto. É a continuação de uma parceria de anos com o Complexo. Também me sinto feliz pelas medalhas. É um reconhecimento que vou guardar com muito carinho”, destacou o jogador.
Gol 100
O centésimo gol de Paulo Baier foi marcado na partida do Furacão contra o Criciúma, em Santa Catarina, no dia 13 de novembro. Apesar da derrota do time paranaense por 5 a 2, o jogador deixou sua emblemática marca na história do principal campeonato de futebol do Brasil.
Dos cem gols na era dos pontos corridos, 31 foram com a camisa do Atlético-PR, clube que ele defende desde 2009. Por curiosidade, o primeiro foi anotado contra o rubro-negro do Paraná na época em que Baier jogava pelo Criciúma.
Projeto Medalhas
O Projeto Medalhas foi a primeira ação do Programa Gols pela Vida, lançado em 2007 pelo Complexo Pequeno Príncipe. A Casa da Moeda produziu 1.283 medalhas nas versões ouro, prata e bronze, em alusão a cada um dos gols da carreira de Pelé.
A renda obtida com a comercialização do produto é revertida para o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, única instituição no mundo que leva o nome do “Rei do Futebol”.