Para ter uma mente saudável, é preciso equilíbrio físico e emocional
A boa saúde requer também equilíbrio físico e emocional. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a necessidade de proteger e promover o direito de cada ser humano.
Respeitar as fragilidades de cada um é fundamental. “Ninguém precisa estar bem o tempo todo, porque as adversidades fazem parte da vida. Por exemplo, uma mãe que recebe um diagnóstico difícil do seu filho tende a ficar triste, e isso é normal. Promover a saúde mental significa respeitar esse momento e, posteriormente, desenvolver recursos para o enfrentamento do problema. Não podemos exigir das pessoas mais do que elas podem nos dar”, explica o psicólogo da instituição, Bruno Mäder.
No Pequeno Príncipe, a promoção da saúde mental passa por serviços especializados como a Psicologia e os setores de Educação e Cultura e Voluntariado. Além disso, a instituição conta com o Programa Família Participante, que garante a presença de um familiar durante todo o tratamento da criança. Um ambiente lúdico e acolhedor também é proporcionado nos consultórios, salas de exames e corredores por meio de uma identidade visual pensada especialmente para os meninos e meninas.
– Praticar exercícios físicos
– Manter uma alimentação balanceada
– Estabelecer uma rotina de sono
– Evitar o uso excessivo de tecnologias
– Determinar metas e objetivos de vida
– Criar vínculos positivos com outras pessoas
– Estimular a autoestima
– Tirar um dia para o descanso
– Mudanças marcantes na personalidade ou nos hábitos
– Dificuldades para terminar tarefas
– Sexualidade precoce
– Fanatismo por algo ou alguém
– Comportamento ansioso, agitado ou deprimido
– Piora no desempenho escolar
– Afastamento da família e dos amigos
– Descuido com a apresentação pessoal
– Perda ou ganho inusitado de peso
– Mudança do padrão comum de sono