Oficina integra pais e pacientes atendidos pelo Programa Appam
Com o objetivo de formar e integrar pais e pacientes, o Programa de Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele (Programa Appam) – Centro de Reabilitação e Convivência do Hospital Pequeno Príncipe promoveu uma oficina de churrasco na tarde de sábado, dia 16. O momento de convivência faz parte do Programa Appam – módulo 3, viabilizado por meio de renúncia fiscal.
O churrasqueiro Paulo Rio Branco conduziu a oficina de forma educativa. Além de entregar uma apostila com informações sobre as carnes e molhos, ensinou também os melhores cortes e pontos certos para cada tipo de receita. “A ideia é que vocês aperfeiçoem os churrascos que já realizam para os familiares, mas que possam ver essa atividade como uma possível forma de renda extra”, acrescentou.
A ação surpreendeu os participantes. “É a primeira vez que participo. Achei muito interessante, pude esclarecer dúvidas, como os cortes da carne, como assar e fazer o fogo. Além disso, conhecer melhor os outros pais e compartilhar experiências”, ressaltou Rhider Rodrigues de Lima, pai do paciente Elias Lopes, de 10 meses.
Além do aprendizado, o grupo teve a oportunidade de saborear o cardápio especialmente elaborado para o encontro – com linguiça, picanha e costelinha de porco ao molho de mostarda e mel. “Geralmente, os eventos são voltados às mães, então foi muito interessante proporcionarem esse momento para nós, pais. Sou o churrasqueiro da família, mas foi uma boa oportunidade para aperfeiçoar as técnicas”, destacou André Marcondes, pai do paciente Gabriel Marcondes, de 4 anos.