Oficina de culinária leva os pacientes do Pequeno Príncipe para uma viagem por sabores e culturas do país
A gastronomia brasileira é rica em variedades, sabores e cores. Por trás de cada prato preparado existe uma história. Por isso, o projeto “Revelando os Pratos do Brasil”, que beneficia o Pequeno Príncipe, realizou oficinas e apresentou para os pacientes a culinária típica do Brasil. As receitas foram feitas com as crianças e adolescentes, que também colocaram a mão na massa e prepararam brigadeiro, pé de moleque, pão de queijo e paçoca.
Mais do que só experimentar as receitas prontas, o prazer de participar do preparo dos alimentos é fundamental, como conta a cozinheira que realizou a oficina, Ana Carolina Ribeiro. “Sempre usamos a temática ou do ingrediente ou do preparo ser típico do Brasil. É importante fazer isso para reunir as crianças em torno do alimento, mostrar para elas o prazer de fazer e não só de comer”, explicou.
Os participantes se divertiram e se deliciaram com as receitas realizadas na oficina. “E nunca tinha feito paçoca e a tarde de hoje foi muito legal. De 0 a 10, eu dou nota 10”, contou Larissa Cristina Deiroz, de 8 anos.
Momentos como esse são importantes para que os pacientes se distraiam e aprendam. Vanessa Rodrigues Freitas da Silva é mãe da Cibele Sofia Rodrigues Taborda, de 7 anos, e parabeniza a iniciativa da oficina. “Minha filha participou da oficina sobre a paçoca e foi muito legal, porque ela adora o doce! Como está em tratamento ela está bem quieta e reservada, mas não é sempre assim, e a oficina foi boa para ela se distrair”, comentou.
Ingredientes
1 pacote (500 g) de amendoim torrado e moído
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de farinha de milho
1 colher (café) de sal
Como fazer
Bata tudo no liquidificador uns 5 minutos para triturar bem. Coloque a mistura em forminhas e aperte bem com as costas de uma colher. Desenforme e está pronta a sua paçoquinha.