Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes puderam soltar a imaginação e criar figurinos, cenas e personagens durante a atividade
14/02/2019
Os participantes têm contato com as técnicas e a linguagem cinematográfica nas oficinas.

A sétima arte tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe. Por meio do projeto “A Palavra da América Morena”, viabilizado pela Lei Rouanet e que tem a instituição como beneficiada, pacientes, pais e responsáveis participam de oficinas de cinema desde o início de fevereiro.

Além de ampliar o conhecimento cultural dos participantes, a oficina permitiu que tivessem noção das técnicas cinematográficas, das funções exercidas no cinema e de tudo que é necessário para produzir um filme. A empolgação tomou conta de crianças, adolescentes e adultos.

O ponto de partida para a produção foi a obra infantojuvenil  “Ramón Preocupón”, de Anthony Browne, que narra a vida de um menino que vivia preocupado com tudo que acontecia em sua volta. Com o roteiro elaborado a partir do livro, foram definidas as funções – desde figurinista até os atores.

Com o auxílio da coordenadora da oficina, os pacientes, pais e responsáveis cuidaram de todo processo de filmagem e produção do filme. “A Ave Lola já está há 3 anos fazendo oficinas aqui no Hospital e para nós é sempre desafiador trazer o lúdico e o informativo para a criança. Nós sempre tentamos não ser apenas recreativos, mas mostrar um lado educativo. É muito gostoso passar um tempo aqui, sempre um privilégio”, afirma Larissa de Lima.

Os participantes atuaram em todo processo de produção de um filme.

Repercussão
Gustavo Champoski,10, estava responsável pela filmagem e adorou participar. “Foi muito legal, eu gostei bastante de ficar filmando e pretendo fazer mais vezes”, conta.

Giulia de Souza,11, se divertiu muito participando e ajudou em tudo que foi preciso. “Achei bem legal e interativo. Todos que estavam presentes, até mesmo a plateia, participaram e se divertiram muito”, afirma.

+ Notícias

21/10/2025

Por que vacinar crianças e adolescentes contra o HPV?

A recomendação é a de que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual, em meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade
15/10/2025

Febre em crianças: quando se preocupar?

A nova regra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera a temperatura axilar igual ou superior a 37,5°C
09/10/2025

Diretora do Instituto de Pesquisa recebe prêmio Nise da Silveira

Mara Lúcia Cordeiro foi a única pesquisadora do país a receber a condecoração nesta edição entregue na Câmara dos Deputados
08/10/2025

Gala Pequeno Príncipe: uma noite de solidariedade e alta gastronomia

Evento reuniu grandes nomes da gastronomia, personalidades e homenagens especiais, no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
25/09/2025

Paracetamol na gravidez causa autismo em crianças?

Entenda as evidências científicas e o que realmente está por trás do transtorno do espectro autista (TEA)
18/09/2025

Como jogos de apostas on-line afetam a saúde mental de adolescentes?

O cérebro em desenvolvimento desse público é especialmente vulnerável aos estímulos rápidos e recompensas viciantes
Ver mais