Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes puderam soltar a imaginação e criar figurinos, cenas e personagens durante a atividade
14/02/2019
Os participantes têm contato com as técnicas e a linguagem cinematográfica nas oficinas.

A sétima arte tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe. Por meio do projeto “A Palavra da América Morena”, viabilizado pela Lei Rouanet e que tem a instituição como beneficiada, pacientes, pais e responsáveis participam de oficinas de cinema desde o início de fevereiro.

Além de ampliar o conhecimento cultural dos participantes, a oficina permitiu que tivessem noção das técnicas cinematográficas, das funções exercidas no cinema e de tudo que é necessário para produzir um filme. A empolgação tomou conta de crianças, adolescentes e adultos.

O ponto de partida para a produção foi a obra infantojuvenil  “Ramón Preocupón”, de Anthony Browne, que narra a vida de um menino que vivia preocupado com tudo que acontecia em sua volta. Com o roteiro elaborado a partir do livro, foram definidas as funções – desde figurinista até os atores.

Com o auxílio da coordenadora da oficina, os pacientes, pais e responsáveis cuidaram de todo processo de filmagem e produção do filme. “A Ave Lola já está há 3 anos fazendo oficinas aqui no Hospital e para nós é sempre desafiador trazer o lúdico e o informativo para a criança. Nós sempre tentamos não ser apenas recreativos, mas mostrar um lado educativo. É muito gostoso passar um tempo aqui, sempre um privilégio”, afirma Larissa de Lima.

Os participantes atuaram em todo processo de produção de um filme.

Repercussão
Gustavo Champoski,10, estava responsável pela filmagem e adorou participar. “Foi muito legal, eu gostei bastante de ficar filmando e pretendo fazer mais vezes”, conta.

Giulia de Souza,11, se divertiu muito participando e ajudou em tudo que foi preciso. “Achei bem legal e interativo. Todos que estavam presentes, até mesmo a plateia, participaram e se divertiram muito”, afirma.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais