Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes puderam soltar a imaginação e criar figurinos, cenas e personagens durante a atividade
14/02/2019
Os participantes têm contato com as técnicas e a linguagem cinematográfica nas oficinas.

A sétima arte tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe. Por meio do projeto “A Palavra da América Morena”, viabilizado pela Lei Rouanet e que tem a instituição como beneficiada, pacientes, pais e responsáveis participam de oficinas de cinema desde o início de fevereiro.

Além de ampliar o conhecimento cultural dos participantes, a oficina permitiu que tivessem noção das técnicas cinematográficas, das funções exercidas no cinema e de tudo que é necessário para produzir um filme. A empolgação tomou conta de crianças, adolescentes e adultos.

O ponto de partida para a produção foi a obra infantojuvenil  “Ramón Preocupón”, de Anthony Browne, que narra a vida de um menino que vivia preocupado com tudo que acontecia em sua volta. Com o roteiro elaborado a partir do livro, foram definidas as funções – desde figurinista até os atores.

Com o auxílio da coordenadora da oficina, os pacientes, pais e responsáveis cuidaram de todo processo de filmagem e produção do filme. “A Ave Lola já está há 3 anos fazendo oficinas aqui no Hospital e para nós é sempre desafiador trazer o lúdico e o informativo para a criança. Nós sempre tentamos não ser apenas recreativos, mas mostrar um lado educativo. É muito gostoso passar um tempo aqui, sempre um privilégio”, afirma Larissa de Lima.

Os participantes atuaram em todo processo de produção de um filme.

Repercussão
Gustavo Champoski,10, estava responsável pela filmagem e adorou participar. “Foi muito legal, eu gostei bastante de ficar filmando e pretendo fazer mais vezes”, conta.

Giulia de Souza,11, se divertiu muito participando e ajudou em tudo que foi preciso. “Achei bem legal e interativo. Todos que estavam presentes, até mesmo a plateia, participaram e se divertiram muito”, afirma.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais