NOTA DE ESCLARECIMENTO - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Suspeita de contaminação na alimentação parenteral fornecida pela empresa Nutro Soluções Nutritivas
19/11/2013

O Hospital Pequeno Príncipe trabalha diariamente para que a vida prevaleça. Juntos nessa jornada encontram-se os familiares, os pacientes e todos os envolvidos no processo de cuidado e atenção. Qualquer adversidade nesse processo é prejudicial, pois o resultado vai na direção contrária à do esforço empreendido.

Considerando a suspeita de contaminação na alimentação parenteral fornecida pela empresa Nutro Soluções Nutritivas, de Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe esclarece que:
– o Hospital realiza controle permanente de hemocultura entre os pacientes que apresentam indicativos de infecção, por isso, no dia 14 de novembro, quinta-feira, identificou resultados semelhantes na hemocultura de pacientes internados em UTIs.
– rapidamente, no procedimento de investigação, o Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) detectou como fator comum a alimentação parenteral, com indícios de contaminação.
– imediatamente, a administração da alimentação parenteral foi suspensa, os exames foram refeitos, e administrados antibióticos de amplo espectro. Desde então, o monitoramento dos pacientes expostos à alimentação foi intensificado.
– além de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos pacientes, o Hospital Pequeno Príncipe entrou em contato com a empresa contratada e notificou a Vigilância Sanitária de Curitiba e autoridades de saúde do município e do estado, cumprindo sua obrigação legal e ética para prevenir outras ocorrências.
– ao todo, entre 10 e 14 de novembro, 13 pacientes estavam utilizando a alimentação parenteral; desses, cinco (5) apresentaram hemocultura alterada.
– a alimentação parenteral é aplicada diretamente na corrente sanguínea em casos nos quais os pacientes não têm condições de receber alimentação por meio do aparelho digestivo. Isso ocorre, geralmente, em pacientes em estado grave e sob cuidados intensivos (UTI). É importante ressaltar que o sistema imunológico de crianças encontra-se em formação, e no caso dessas crianças submetidas à parenteral se encontra diminuído por suas doenças de base, o que torna a resposta do organismo delas ainda mais limitada.
 
Informações para a imprensa: Patrícia Pinheiro – (41) 3310-1101 Nana Martins – (41) 3310-1437 Plantão – (41) 9642-8100

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais