Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Noite dos Chefs chega a sua 15.ª edição
Os 15 anos de um dos tradicionais eventos para arrecadação de recursos ao Pequeno Príncipe se traduziram em uma celebração à solidariedade, marcada pela reflexão sobre um dos momentos mais desafiadores financeiramente vividos pelo Hospital. Com menu exclusivo, assinado por conceituados nomes da gastronomia, a 15.ª edição da Noite dos Chefs reuniu cerca de 340 apoiadores no Buffet Nuvem de Coco nessa quinta-feira, dia 29. Assim como em anos anteriores, a renda da ação será integralmente revertida aos trabalhos de assistência e pesquisa do Pequeno Príncipe.
“Nos cinco primeiros meses de 2023, o SUS nos remunerou 5% a menos do que em 2022, que por sua vez foi 3% menor que 2021. Vocês podem imaginar o que significa, durante quase três anos, um processo de perda das nossas receitas associado ao número crescente de pacientes de altíssima complexidade, à medida que a gente vem firmando-se em procedimentos muito difíceis?”, ressaltou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
A achatamento financeiro, aparentemente, contrasta com as entregas realizadas na assistência à saúde e as conquistas da instituição, mas tais resultados são possíveis com o apoio e investimento social de diferentes instituições e pessoas. “Pelo segundo ano consecutivo, fomos ranqueados pela revista americana Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, atendendo o SUS. No ranking da ONG internacional Saúde sem Dano, estamos entre os 54 melhores hospitais do planeta considerando suas relações com o meio ambiente. É gratificante oferecer esse combinado em retribuição à confiança que vocês têm no trabalho do Pequeno Príncipe e ao apoio que sempre recebemos de vocês”, considerou.
A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, também agradeceu aos patrocinadores, apoiadores e participantes do evento, lembrando como as contribuições podem ajudar a mudar o cenário da saúde infantojuvenil no país. “Ainda hoje no Brasil, dois a cada três bebês de 0 a 1 ano de idade que morrem poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de referência. 44% das crianças de 0 a 6 anos de idade poderiam ter sido salvas com acesso a serviços de saúde de qualidade. Nós, família e equipe Pequeno Príncipe, queremos agradecer imensamente a cada um de vocês e cada uma de suas empresas, porque nos ajudam de fato a transformar essa realidade. Vocês acreditam que os filhos do Brasil merecem o que queremos para os nossos filhos”, finalizou.
Presente à cerimônia, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior, colocou-se à disposição do Hospital, reconhecendo não só o trabalho cotidiano na assistência de crianças e adolescentes, mas também toda a mobilização além dos muros, promovida pela instituição. “Essa é alma do Pequeno Príncipe. Eles se preocupam para além do Hospital. A direção me procurou porque está preocupada com o terceiro setor da cidade. Fui procurado para tratar das ações ligadas ao Fundo da Criança e do Adolescente que beneficiam outras entidades. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe”, concluiu.
Gastronomia solidária na Noite dos Chefs
O evento também marcou os 15 anos da união da boa gastronomia e da solidariedade. O engajamento de talentosos chefs, que emprestaram seu tempo, energia e criatividade em prol da saúde infantojuvenil, foi imprescindível para que as Noites dos Chefs acontecessem. Durante a edição histórica, o chef Fabiano Marcolini, idealizador e padrinho do projeto, e o chef Ivan Lopes, voluntário em 13 edições, foram homenageados.
A 15.ª edição contou com a coordenação da cozinha do próprio Buffet Nuvem de Coco, também responsável por um dos pratos principais. “Começamos uma parceria durante a pandemia com outros jantares e já temos uma história bem bacana. É importante e muito bacana apoiar essa instituição, que é tão icônica. Nós temos um carinho muito especial pelo Hospital, por tudo que ele representa pra gente e por essa noite que é tão inspiradora”, frisou um dos responsáveis pelo espaço, Henrique Hezel.
A entrada teve a participação especial da chef Claudia Krauspenhar, do K.sa Restaurante, que pela primeira vez participou do evento. “É uma honra e muito emocionante fazer parte de uma noite especial e poder usar o nosso trabalho com uma causa tão nobre e aliado a um nome grande, de peso, reconhecido mundialmente como o Pequeno Príncipe”, enfatizou ela, responsável pela entrada do jantar.
O campeão do MasterChef A Revanche, o chef Vitor Bourguignon, que participou pela segunda vez do projeto e foi responsável por um dos pratos principais da noite, disse que estava realizado. “São momentos que a gente cozinha pelo simples amor e paixão pelo ofício, pelo ato, e com um propósito que engrandece qualquer trabalho e qualquer ação em prol da coletividade, que é fazer o bem. Estou muito feliz por participar mais uma vez dessa oportunidade”, considerou o profissional que atua no Restaurante Strô e Boi and Beer.
A sobremesa da chef Vânia Krekniski, do Restaurante Limoeiro, fechou o menu da edição histórica. Ela comentou sobre o significado de estar mais uma vez no evento. “O importante ao participar é ajudar sempre com amor e com carinho. Fazer o melhor que a gente pode para as pessoas que também ajudam o Pequeno Príncipe. O meu legado é trabalhar para as outras pessoas e fazer o bem ao próximo, por isso não hesitei em aceitar o convite para fazer parte desse time”, declarou.
Vidas transformadas
Um dos pontos altos da cerimônia foi o depoimento de Anne Priscila dos Santos, mãe de Guilherme Vinícius dos Santos Ribeiro, de 15 anos. Diagnosticado com uma imunodeficiência primária muito rara, a síndrome de Wiskott-Aldrich, mãe e filho vieram do Recife para realizar um transplante de medula óssea (TMO) que poderia salvar o adolescente. “Passamos por batalhas longas e duras. Por dificuldades de atendimentos, até chegar aqui”, contou. A mãe recordou o receio que teve de vir sozinha com o filho para Curitiba, porque ela sabia dos riscos de o TMO não dar certo e da dificuldade que teria de enfrentar sem ter a família por perto. “Mas o medo que eu tinha acabou quando cheguei no Pequeno Príncipe, diante da estrutura que eu encontrei, e eu digo isso porque sei da dificuldade que passei lá”, salientou.
Em janeiro de 2021, Guilherme passou pelo transplante. A mãe, 50% compatível, foi quem doou da medula. Foram cem dias internado para recuperar-se. E hoje, dois anos depois, Priscila comemora a mudança na vida do filho, que agora só vem para Curitiba para as consultas de controle a cada três meses. “A madrinha do Guilherme veio para ficar comigo quando doei a medula, mas logo teve que voltar, e minha mãe, preocupada porque estávamos sozinhos, quis saber como estávamos, e ela respondeu: fique tranquila, porque hoje não existe lugar melhor para o Guilherme estar”, lembrou.
Atualmente, a mãe conta que leva a experiência que teve na instituição aonde quer que ela vá. “Não tenho palavras para expressar o carinho e o amor que tenho pelo Hospital, tanto que, além de me tornar doadora, fiz minha família também doar, com o pouco que podemos. E por isso quero pedir a quem não doa que comece a doar, e a quem já faz esse gesto que doe cada vez mais e transformem mais vidas, além da minha e do Guilherme.”
Parcerias fundamentais
O patrocínio de empresas como Bradesco, Panvel Farmácias, Permution, Rio Verde Supermercados, Anel Empreendimentos, De Paola & Panasolo, Gongra, WK Aços, Unimed Paraná e AGL Incorporadora foi fundamental para a realização da 15.ª edição do Noite dos Chefs. Confira alguns depoimentos que representam a importância dessas parcerias:
“A Panvel está cada vez mais inserida na comunidade paranaense e em Curitiba. Já temos uma parceria de 12 anos com o Hospital, e isso é muito importante para consolidar a presença da marca na cidade e mostrar que a gente não está aqui só por questões comerciais. Ajudamos de todas as formas a causa do Pequeno Príncipe, que para nós também é supersignificativa.” – Fares Azevedo Iasin, gerente regional do Grupo Panvel
“Para gente é uma honra ter a oportunidade de contribuir com uma causa tão nobre. É uma causa muito ampla. É forma de contribuir para que a sociedade se torne mais equilibrada. E o Pequeno Príncipe, que é centenário, faz isso de uma forma exemplar. Então para gente fazer o bem, junto com quem faz bem, faz toda a diferença.” – Alexandre Panico, diretor do Bradesco Corporate
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).