Mucosite: cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratá-la

Notícias

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
04/08/2022
mucosite gel
Os cientistas estão desenvolvendo um gel bucal à base de uma planta para tratar a mucosite oral.

Um projeto desenvolvido por cientistas do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) está desenvolvendo um gel bucal à base de uma planta para tratar a mucosite oral, principal efeito adverso do tratamento quimioterápico antineoplásico.

“A mucosite forma grandes feridas na boca, provocando intensa dor. Essas feridas podem facilitar a entrada de microrganismos patogênicos e o desenvolvimento de infecções secundárias no organismo dos pacientes, que normalmente já se encontram debilitados pelo tratamento quimioterápico”, esclarece a pesquisadora Daniele Maria Ferreira.

A matéria-prima utilizada para a produção do gel é o ganoderma, um cogumelo medicinal originário da China, que por lá é utilizado para tratar diversas doenças, inclusive o câncer. “Do ganoderma extraímos um composto chamado betaglucana, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e que ativa o sistema imunológico. Com estas características, a betaglucana contribui no processo de cicatrização das feridas”, explica a pesquisadora Fhernanda Ribeiro Smiderle.

Segundo ela, esse cogumelo produz uma quantidade tão grande de betaglucana que se transforma em gel. Depois de preparar o gel, serão feitos testes em células para avaliar qual a melhor concentração do produto para promover a regeneração celular. E é nesse ponto da pesquisa que entra a colaboração da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. “Eles vão trabalhar colocando esse composto em uma base em gel para ajustar a concentração do princípio ativo e permitir melhor aderência do produto na boca do paciente”, frisa Fhernanda.

mucosite tratamento
Hoje, o tratamento é realizado por laser, em consultório odontológico.

Facilidade no tratamento da mucosite

O cientista e dentista Cleber Machado de Souza, que também integra a pesquisa, menciona que atualmente os pacientes com mucosite encontram melhora com um tratamento envolvendo a aplicação de laser. Porém esse tratamento depende da presença de um profissional qualificado e do deslocamento até um consultório odontológico.

“Com o gel que estamos desenvolvendo, o paciente poderá fazer a aplicação em casa, aumentando o acesso a um tratamento efetivo e proporcionando mais conforto aos pacientes”, avalia. Cleber lembra também que nem todos os hospitais que ofertam tratamento quimioterápico contam com um consultório odontológico para apoiar os pacientes, agravando ainda mais o problema.

A cientista Daniele realça que as pesquisas com o ganoderma em gel abrem portas para outros tipos de produtos, como solução oral ou até mesmo apresentações inovadoras como sorvetes ou balas à base de gelatina, que são mais bem aceitos por crianças. A previsão é de que os testes sejam concluídos até o final de 2024.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais