Metapneumovírus humano (HMPV) em crianças e adolescentes

Notícias

Metapneumovírus humano (HMPV): tudo sobre sintomas, prevenção e tratamento

O vírus é responsável por infecções respiratórias que podem ser graves, especialmente em crianças e pessoas com comorbidades
08/01/2025
metapneumovírus humano (HMPV)
O metapneumovírus humano (HMPV) é responsável por infecções respiratórias que podem ser graves em crianças.

O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório que tem chamado atenção devido ao aumento de casos na China, especialmente entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que o HMPV não é uma nova ameaça. Ele circula globalmente há bastante tempo, tendo sido identificado no início dos anos 2000. Diante disso, o Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de medidas simples de prevenção para controlar as diferentes infecções respiratórias.

De acordo com o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, a infecção por HMPV tende a ser mais grave em crianças, principalmente pela imunidade mais baixa. “Além disso, há o impacto das comorbidades que podem estar presentes. Por exemplo, crianças em tratamento quimioterápico, que utilizam imunossupressores, ou pacientes obesos, hipertensos ou diabéticos são os grupos de maior risco”, afirma o especialista.

O que é o metapneumovírus humano (HMPV)?

O HMPV é um vírus respiratório que costuma manifestar-se em períodos de clima mais frio, quando infecções respiratórias são mais frequentes. Ele afeta as vias respiratórias superiores, incluindo nariz, garganta e pulmões. A transmissão ocorre principalmente por: gotículas respiratórias e contato próximo com pessoas infectadas e superfícies contaminadas. Por isso, locais fechados ou com aglomerações aumentam significativamente o risco de contaminação.

Embora o alto número de casos na China esteja associado à grande densidade populacional, em um mundo globalizado, é fundamental monitorar a situação do vírus em outros países, incluindo o Brasil, bem como novas cepas e variantes.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do metapneumovírus é realizado por meio de testes laboratoriais que analisam secreção respiratória e identificam o vírus em um painel viral. Atualmente, não existe uma vacina ou terapia antiviral específica para o HMPV. Assim, o tratamento é sintomático e depende da avaliação médica.

Como prevenir o metapneumovírus humano (HMPV)?

A pandemia da COVID-19 trouxe lições valiosas sobre a prevenção de infecções respiratórias. Dessa forma, medidas simples podem reduzir o risco de contaminação pelo HMPV. Confira!

  • Higienizar as mãos regularmente com água e sabão ou álcool em gel.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
  • Manter o calendário vacinal atualizado, com destaque para vacinas contra pneumonia, meningite, COVID-19 e influenza.
  • Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e hidratação adequada.
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, utilizando lenço descartável ou cotovelo dobrado.
  • Permanecer em casa ao apresentar sintomas e usar máscaras em locais lotados ou mal ventilados.

Serviço de Infectologia

O Serviço de Infectologia do Hospital Pequeno Príncipe é referência no Paraná no tratamento de doenças infectocontagiosas. A instituição conta com uma equipe multiprofissional altamente preparada para identificar a doença e proporcionar o tratamento adequado imediato, inclusive nas emergências. Além do metapneumovírus humano (HMPV), o serviço oferece atendimento contra diversas enfermidades infectocontagiosas, como meningite, varicela, tuberculose, hepatites, infecções de pele, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

  • Confira, no vídeo a seguir, mais informações sobre o HMPV:

O Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
30/04/2025

Qual é a melhor idade para começar o desfralde?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
25/04/2025

Pequeno Príncipe inicia compensação de CO₂ de jogo solidário

Ação neutraliza as emissões do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, uma das primeiras partidas carbono zero do país
Ver mais