Acreditação do Saeme-CFM é concedida ao curso de Medicina da FPP

Notícias

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
20/03/2024
acreditação do Saeme-CFM
A acreditação do Saeme-CFM reconhece a qualidade da educação e abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior.

O curso de graduação em Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe foi certificado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM). A conquista reconhece que o ensino médico da instituição possui um padrão adequado e rigoroso de qualidade, além de manter o compromisso com a formação médica.

Até o ano passado, somente cinco escolas médicas do Sul do Brasil possuíam acreditação. A Faculdades Pequeno Príncipe é a sexta instituição da região a garantir o certificado.

“O reconhecimento do Saeme reforça o nosso compromisso com a educação médica. Além disso, nos aproxima ainda mais do CFM, principal órgão de medicina do país”, afirmou a vice-coordenadora do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe, Mariana Xavier.

Processo de avaliação de acreditação do Saeme-CFM

Para obter a certificação é necessário ter formado pelo menos uma turma e não estar funcionando sob liminar. Nesse contexto, a análise é realizada por uma equipe independente e compreende quatro etapas: processo de inscrição voluntário, autoavaliação, avaliação externa e emissão de parecer.

Inicialmente, o preenchimento do questionário on-line abrangeu cinco áreas principais: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Na sequência, os dados foram analisados pela comissão de avaliação, que também realizou visitas à instituição.

No parecer de acreditação do curso, a equipe de avaliadores destacou boas práticas realizadas na Faculdades Pequeno Príncipe. Entre elas está a aproximação entre ensino e serviço, juntamente com as ações de responsabilidade social e a integração com o Hospital Pequeno Príncipe.

acreditação do Saeme-CFM
A Faculdades Pequeno Príncipe é a sexta instituição da região Sul do país a garantir o certificado.

Internacionalização

Desde o ano passado, o Saeme se tornou a instituição autorizada pelo World Federation for Medical Education para credenciar escolas médicas. “Isso nos abre uma janela de acesso aos Estados Unidos e Canadá. Dessa forma, nossos estudantes podem ter a chance de realizar uma pós-graduação e exercer a medicina no exterior”, ressaltou a coordenadora.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais