Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Estudantes de Honduras, Panamá, Cuba e Togo compartilharam um pouco da realidade e tradições dos seus países por meio do projeto Ciranda do Saber
01/10/2018
O projeto Ciranda do Saber permite uma grande troca de experiências.

Iniciativa do Setor de Educação e Cultura (Educ) do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto Ciranda do Saber permite que voluntários possam trocar experiências sobre diversos assuntos com os pacientes, pais, responsáveis e colaboradores da instituição. No dia 28 de setembro, por exemplo, estudantes estrangeiros revelaram curiosidades sobre seus países e também aprenderam um pouco mais sobre a cultura do Brasil.

Jovens de Honduras, Panamá, Cuba e Togo falaram sobre as tradições, as comidas típicas e a cultura de cada país. A conversa foi bastante animada e muitas experiências foram compartilhadas entre os pacientes e os estudantes. Guilherme Wagner França, 16, aprendeu um pouco sobre cada lugar. “Nós conhecemos bastante coisas sobre a cultura deles e eles um pouco da nossa. Foi muito legal participar da conversa”, afirma.

Zilma Wagner estava acompanhando o filho e também achou o bate-papo superinteressante. “Eu achei muito legal e bacana o esforço dos jovens. Nós descobrimos muitas coisas”, afirma a mãe de Guilherme.

Anadelmis Lao é de Cuba e contou que já tinha conhecido outras instituições, mas que a experiência no Pequeno Príncipe foi incrível. “Vocês são muito legais. Não são todos os hospitais que têm essa disponibilidade de receber a gente. Eu gostei muito”, conta.

Fabiola Weber, analista de projetos educacionais do Núcleo Tandem da UFPR, conta que o grupo sempre visita instituições e que desta vez os participantes resolveram conhecer o Hospital. “A ideia de conhecer o Pequeno Príncipe surgiu porque muito deles vão estudar Medicina e, além disso, a troca cultural é muito importante”, conta.

No final, os jovens prepararam uma surpresa: o grupo cantou a música “Meu Abrigo”, da banda Melim, para os pacientes. Uma tarde, com certeza, muito emocionante.

+ Notícias

13/07/2025

Sharenting: os riscos da superexposição de crianças nas redes sociais

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os impactos negativos dessa prática no desenvolvimento infantil e na segurança de meninos e meninas
10/07/2025

Quando se preocupar com picada de abelha em crianças?

Entenda quais são os primeiros socorros, os sinais de alerta e as formas de prevenir acidentes graves
03/07/2025

Meningite: vacina ACWY chega ao SUS para proteger bebês

O imunizante protege contra quatro variantes da meningite meningocócica, uma das mais graves e de rápida progressão
27/06/2025

Pequeno Príncipe se torna a primeira instituição de saúde a adquirir créditos de biodiversidade

Em parceria com a SPVS, o projeto 100% brasileiro reforça a conexão entre saúde, conservação da biodiversidade e negócios
18/06/2025

Apoio à nota técnica da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP)

Confira o posicionamento do Hospital Pequeno Príncipe em defesa da ciência e da vacinação infantil
18/06/2025

Influenza em crianças: o que fazer e como prevenir?

O aumento de casos é um alerta para pais e cuidadores, especialmente sobre a importância da vacinação a partir dos 6 meses
Ver mais