Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Estudantes de Honduras, Panamá, Cuba e Togo compartilharam um pouco da realidade e tradições dos seus países por meio do projeto Ciranda do Saber
01/10/2018
O projeto Ciranda do Saber permite uma grande troca de experiências.

Iniciativa do Setor de Educação e Cultura (Educ) do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto Ciranda do Saber permite que voluntários possam trocar experiências sobre diversos assuntos com os pacientes, pais, responsáveis e colaboradores da instituição. No dia 28 de setembro, por exemplo, estudantes estrangeiros revelaram curiosidades sobre seus países e também aprenderam um pouco mais sobre a cultura do Brasil.

Jovens de Honduras, Panamá, Cuba e Togo falaram sobre as tradições, as comidas típicas e a cultura de cada país. A conversa foi bastante animada e muitas experiências foram compartilhadas entre os pacientes e os estudantes. Guilherme Wagner França, 16, aprendeu um pouco sobre cada lugar. “Nós conhecemos bastante coisas sobre a cultura deles e eles um pouco da nossa. Foi muito legal participar da conversa”, afirma.

Zilma Wagner estava acompanhando o filho e também achou o bate-papo superinteressante. “Eu achei muito legal e bacana o esforço dos jovens. Nós descobrimos muitas coisas”, afirma a mãe de Guilherme.

Anadelmis Lao é de Cuba e contou que já tinha conhecido outras instituições, mas que a experiência no Pequeno Príncipe foi incrível. “Vocês são muito legais. Não são todos os hospitais que têm essa disponibilidade de receber a gente. Eu gostei muito”, conta.

Fabiola Weber, analista de projetos educacionais do Núcleo Tandem da UFPR, conta que o grupo sempre visita instituições e que desta vez os participantes resolveram conhecer o Hospital. “A ideia de conhecer o Pequeno Príncipe surgiu porque muito deles vão estudar Medicina e, além disso, a troca cultural é muito importante”, conta.

No final, os jovens prepararam uma surpresa: o grupo cantou a música “Meu Abrigo”, da banda Melim, para os pacientes. Uma tarde, com certeza, muito emocionante.

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais