Jardim Terapêutico: um ambiente integrativo de conexão com a natureza

Notícias

Jardim Terapêutico: um ambiente integrativo de conexão com a natureza

O espaço, inaugurado no Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe, foi apadrinhado pelo influenciador Marcos Piangers e projetado pela paisagista Ana Strelow
01/11/2024
jardim terapêutico
O Jardim Terapêutico foi projetado pela paisagista Ana Strelow e apadrinhado pelo influenciador Marcos Piangers.

Após uma leve garoa, o Sol apareceu para iluminar a manhã de inauguração do tão aguardado Jardim Terapêutico no Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe. O espaço, apadrinhado pelo influenciador e palestrante Marcos Piangers, foi cuidadosamente projetado pela paisagista Ana Strelow para oferecer um ambiente tranquilo e integrativo. Além disso, é mais um local para as terapias que já são oferecidas na unidade, localizada em São José dos Pinhais, que atende pacientes com vários tipos de deficiência e doenças raras.

Inauguração

Apaixonado por crianças, Piangers fez um discurso muito especial para as famílias presentes à inauguração do espaço. E ele agradeceu todo o trabalho desenvolvido no Hospital Pequeno Príncipe, uma instituição da qual deseja estar cada vez mais próximo. “Nossa ideia é que esse jardim seja também cura. Um processo de contemplação, aprendizado com as plantas e acompanhamento dos processos da vida biológica. Essa área mais lúdica traz a ideia de um mundo encantado, possível e bom. Enfim, é tentar trazer mais beleza para os pacientes e esperança e paz para os pais”, disse.

O jardim, projetado pela paisagista Ana Strelow, conta com flores, frutíferas, polinizadoras, ervas, chás e diversas plantas que possibilitam a integração com a natureza. “O projeto é minha ‘menina dos olhos’ e que mais me inspirou, principalmente por envolver crianças. Apesar das adversidades da vida, desejo que cada um possa ver o belo na vida, na natureza, nas pessoas e dentro de si. A criança já tem isso e aqui eles poderão aprender mais com a natureza e os ciclos dela, que se assemelha muito com a vida.”

O momento teve também a presença da assessora da direção do Hospital Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira. “A verdadeira essência deste lugar é a humanização, algo que se destaca em comparação a outras clínicas. Aqui, o calor do amor e do cuidado pelas crianças é palpável. Por isso, gostaria de homenagear todos que trabalham com tanta dedicação. A presença das crianças e suas famílias é fundamental, pois acredito que quando pais e mães se unem na educação de seus filhos o mundo se transforma”, exaltou.

Celebração da natureza

Durante a cerimônia de inauguração, todos puderam percorrer o jardim e conhecer mais sobre a riqueza natural do espaço. Além disso, por meio do projeto Música no Pequeno Príncipe, os participantes foram envolvidos pela apresentação do Grupo Chai Masala. A performance contou com sons e músicas inspiradas na tradição musical do Norte da Índia. Por fim, famílias e pacientes atendidos na unidade puderam interagir no jardim, com atividades de pintura, bolhas de sabão e jardinagem.

Benefícios do Jardim Terapêutico

Por meio do local, pacientes, familiares e colaboradores podem conectar-se com a natureza e praticar atividades ao ar livre e de jardinagem. “Esse contato tem efeitos comprovados na diminuição de estresse e ansiedade, bem como promoção de relaxamento e bem-estar. Além disso, o jardim é um espaço privilegiado para ações educativas, com foco na ecologia, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, destacou a psicóloga e gerente do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe, Patricia Bertolini.

Algumas sessões terapêuticas podem ser realizadas no jardim, pois o espaço oferece oportunidade para exercícios e atividades que ajudam na recuperação de habilidades motoras, para pacientes em fase de habilitação ou reabilitação física. Já para os pacientes com transtornos mentais ou de neurodesenvolvimento, o local incentiva a interação social – e, nesse sentido, as atividades em grupo também fazem parte do processo terapêutico.

O paciente Victor Gabriel, de 3 anos, é um dos exemplos que se beneficiaram com o Jardim Terapêutico. Ele foi diagnosticado com mielomeningocele e faz tratamento tanto no Hospital Pequeno Príncipe como no Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe há cerca de um ano e meio. “O atendimento é muito humano e acolhedor, e tratam com muito carinho. Agora, toda vez que vem na unidade ele quer dar uma caminhada pelo jardim. Ele adora pegar uma folhinha e cheirar. Enquanto mãe também é muito positivo, pois traz leveza à rotina de tratamento”, compartilhou a mãe, Caroline Ferreira da Silva.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

20/02/2025

Qual é a importância da figura paterna na vida de um filho?

Bebês cujos pais são presentes e participativos desenvolvem habilidades sociais mais rapidamente
13/02/2025

Maquiagem infantil: com qual idade a criança pode usar?

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os riscos do uso precoce desses cosméticos, já que a pele dos pequenos é mais sensível
03/02/2025

Primeira menstruação: sinais e cuidados essenciais

A adolescência traz alterações corporais e emocionais significativas. Por isso, é fundamental que pais e cuidadores ofereçam apoio e compreendam essas mudanças
26/01/2025

Como identificar a hanseníase em crianças?

O contato prolongado com um adulto que tem a enfermidade e não está em tratamento é propício para a transmissão da doença no público infantojuvenil
20/01/2025

Quais são os principais cuidados com a saúde do bebê?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância do acompanhamento desde a gestação
15/01/2025

Quando a psicoterapia infantil é indicada?

Hospital Pequeno Príncipe destaca os benefícios da prática terapêutica, bem como os sinais de alerta que indicam a necessidade da intervenção
Ver mais