Instituto da Criança de SP recebe a Ciranda das Artes
Três horas com muita música e atividades lúdicas. Assim foi a tarde desta quinta-feira, dia 15, no Instituto da Criança, em São Paulo. O hospital foi palco de uma apresentação do projeto Ciranda das Artes, viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. A ação leva intervenções culturais a pacientes internados, despertando o interesse pela arte desde a infância. O projeto é apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe, onde também é realizado.
Instrumentos musicais e composições do folclore brasileiro foram utilizados para estimular os meninos e as meninas a aprender de uma forma divertida e a experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas. Esses momentos especiais foram comandados pela cantora e arte-educadora Rosy Greca e encantaram não somente as crianças e os adolescentes, mas também os adultos que as acompanham. Eles participaram entusiasmadamente da atividade, com um sorriso estampado no rosto. Ao todo, os pacientes internados nos 120 leitos da instituição foram contemplados com a ação.
A coordenadora de humanização do Instituto da Criança, Jaqueline Aparecida de Lara, destacou a importância da parceria entre o hospital e o Pequeno Príncipe, que reforça a relevância da humanização na assistência, visto que o atendimento oferecido aos pequenos pacientes com doenças complexas e raras exige mais do que conhecimento acadêmico e recursos tecnológicos. “Por isso é preciso desenvolver ações culturais, educacionais e de lazer, pois quebram a rotina hospitalar”, afirmou.
O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atende pacientes de zero a 19 anos em mais de 20 especialidades médicas. Desde 1976, quando foi inaugurado, oferece tratamento a recém-nascidos, crianças e adolescentes com doenças complexas.
Sobre o projeto
O Ciranda das Artes é financiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Suas atividades mesclam oficinas de música, teatro, fotografia e escultura. É o primeiro projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe a se tornar itinerante. Apresentações musicais já foram levadas a Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de São Paulo. A próxima parada será em Florianópolis, com uma atividade teatral a cargo do Grupo Malasartes. O projeto é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.
Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.