Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Hospital Pequeno Príncipe recebe Fórum Municipal dos Direitos da Criança

O Hospital Pequeno Príncipe sediou, na última sexta-feira (18), o encontro mensal do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espaço estratégico de articulação da sociedade civil e de formulação de propostas para as políticas públicas. O reuniu organizações, especialistas e militantes históricos da causa na reunião, marcada pela troca de experiências e pelo compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
A abertura do encontro foi conduzida pela assessora da diretoria, Thelma Alves de Oliveira. Com trajetória reconhecida no ativismo pelos direitos da infância e adolescência, Thelma reforçou a importância da presença de organizações como o Fórum DCA no Hospital: “Quando vejo que nós estamos aqui, juntos, pela proteção das crianças e pela garantia de direitos, vejo que essa força está viva.”
Na reunião, o fórum abordou pautas estratégicas como a eleição dos representantes da sociedade civil organizada para o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), os desdobramentos e próximos passos das Oficinas de Escuta Ativa de Adolescentes — projeto desenvolvido pelo fórum desde 2024 — e a elaboração de propostas para um simpósio dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Compromisso institucional com os Direitos da Criança
A proteção dos direitos da infância é essencial à missão do Pequeno Príncipe desde sua fundação. Thelma, especialista em política pública, relembrou que, já em 1956, a missão da mantenedora já era promover a proteção das crianças e adolescentes.
“Antes mesmo do Estatuto da Criança e do Adolescente existir, essa missão já carregava o que é essencial: fortalecer o núcleo da família, mobilizar a sociedade e de fato garantir os direitos da criança”, destacou Thelma.
O compromisso do HPP com a proteção da infância ultrapassa o cuidado em saúde. O Hospital desenvolve programas como o Família Participante, oferece Casa de Apoio, promove projetos culturais, oferta brinquedoteca, “tudo voltado para garantir todos os direitos da criança”, explicou Thelma, completando: “Não é só um papel a ser cumprido, é o cotidiano vivido aqui todos os dias.”
Mobilização em defesa dos direitos da Infância
A influência do Hospital nas políticas públicas e instâncias decisórias da infância se concretiza, sobretudo, na dedicação cotidiana à pauta. “Esse é um espaço que depende de quem está — quem dá vida, quem dá rumo. Ele pode crescer, e isso depende do nosso envolvimento”, afirmou Thelma. No movimento dialógico com organizações como o Fórum DCA, o Hospital transforma escuta em ação, e a força do cotidiano impulsiona projetos futuros para a proteção integral à infância.
“Fazer acontecer é arte, conquista coletiva é fazer parte.” Ao encerrar sua participação, Thelma leu o poema de sua autoria, reafirmando que a construção coletiva é a chave da transformação: “Agradecida pela companhia que acontece dia a dia, transformando realidade em novos fatos e costurando futuros em novos passos.”
O que é o Fórum DCA e por que ele é essencial para a política da infância?
O Fórum DCA (Direitos da Criança e do Adolescente) é um espaço permanente de articulação política, composto por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e profissionais da área. Os coletivos do Fórum existem, como instâncias autônomas, nas três esferas (municipal, estadual e nacional), com atuações que buscam sinergia e cooperação. Sua missão é formular, propor, fiscalizar e mobilizar políticas públicas voltadas à promoção e garantia dos direitos da infância e da adolescência. O Hospital Pequeno Príncipe atua no Fórum há mais de duas décadas para a articulação interinstitucional da rede de proteção à infância.
Como interlocutor dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, no nível Federal, no Estado e no município, o Fórum DCA influencia decisões sobre orçamento, programas e prioridades. O Fórum também se articula com secretarias e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e universidades.
A força do Fórum está em sua horizontalidade, pluralidade e capacidade de mobilização.
O Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17)