Hospital Pequeno Príncipe organiza ações de boas-vindas aos aprovados nos programas de Residência Médica - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe organiza ações de boas-vindas aos aprovados nos programas de Residência Médica

Os profissionais participaram de palestras sobre os mais variados temas, que reforçam a história, posicionamento, missão e valores da instituição
26/02/2018
O diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, deu as boas-vindas aos novos residentes.

Os médicos aprovados nos programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe iniciaram nesta segunda-feira, dia 26, as atividades na instituição. Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre os mais variados temas – como humanização, marketing, comunicação, semiologia pediátrica, entre outros – e que reforçam a história de quase um século da instituição dedicada à assistência, pesquisa, ensino e mobilização social.

Na abertura das atividades, o diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ficou responsável por dar as boas-vindas aos residentes. “Somos um hospital de crianças e esse é o nosso grande diferencial”, falou.

Referência em saúde infantojuvenil, a excelência técnico-científica e o cuidado humanizado são destaques do Pequeno Príncipe em todo Brasil. “Temos aqui hoje os melhores especialistas, pois as nossas residências são muito disputadas. É importante que no trabalho diário com nossas crianças utilizem o que aprenderam com as suas famílias – a educação, a gentileza. É importante saber se colocar no lugar do outro”, avaliou a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Experiências
Cada médico aprovado para as residências do Hospital Pequeno Príncipe teve uma motivação para a escolha da instituição. Amanda Ginani Antunes, residente de Cirurgia Pediátrica, ficou encantada pelo fato de ser um espaço dedicado exclusivamente às crianças. “Não podemos tratá-las como um adulto, é preciso estar nesse mundo lúdico, que é característico delas. O médico precisa vivenciar isso para poder tratá-las da melhor forma possível’, comenta a jovem, que veio de Natal, Rio Grande do Norte.

Letícia Negreiros Alcântara, residente de Cardiologia Pediátrica,  tem uma história afetiva com o Pequeno Príncipe. A irmã da residente fez tratamento na instituição. “Queria muito poder voltar um dia aqui. Ela foi tratada de um jeito muito especial e minha mãe é apaixonada até hoje pelo Hospital. Mesmo com  21 anos, minha irmã ainda vem aqui”, revelou.

Sobre os programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe

Os programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe têm duração de 3 anos, conforme determinação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Para candidatar-se,  o profissional deve ser médico com diploma reconhecido pelo MEC.

A instituição oferece os seguintes programas:
•    Pediatria
•    Cirurgia Pediátrica
•    Cancerologia Pediátrica
•    Ortopedia e Traumatologia
•    Psiquiatria da Infância e Adolescência
•    Medicina da Família e Comunidade
Áreas da Pediatria: Cardiologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatalogia, Nefrologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Nutrologia e Pneumologia Pediátrica.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais