Hospital Pequeno Príncipe conquista Selo Doar
O Hospital Pequeno Príncipe conquistou o Selo Doar com o Conceito A. A certificação é concedida pelo Instituto Doar às organizações da sociedade civil que estão de acordo com o Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor (PGT). “O PGT é um conjunto de práticas e ações recomendadas para as organizações sem fins lucrativos brasileiras, com o objetivo de guiar as organizações que buscam aprimorar seus processos internos, ampliar o grau de transparência de suas ações e, como resultado final, fomentar a confiança de doadores e apoiadores”, explica o presidente do Instituto Doar, Marcelo Estraviz.
O PGT foi elaborado a partir de uma pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais. Ele é composto por 44 critérios, organizados em cinco grandes temas: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento; e prestação de contas e comunicação.
Para o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o Selo Doar chega em um momento bastante inovador da instituição. “Esta conquista é mais dos resultados que temos alcançado na busca contínua pela excelência na gestão. Queremos ser uma S.A. das ONGs. Porém, enquanto uma S.A. atua com excelência para proteger os seus sócios, no nosso modelo de atuação o que buscamos proteger é a nossa missão”, ressaltou.
A diretora executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, destaca que a transparência é um dos princípios de atuação da instituição, que completará 100 anos em 2019. “Regularmente prestamos contas aos nossos investidores, parceiros e doadores. O respeito e o reconhecimento a quem confia no nosso trabalho reforça os vínculos e permite que o investimento social se torne continuado e seja, realmente, transformador na vida das crianças que atendemos. O Selo Doar vem atestar essas boas práticas”, pontuou.