Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

O Hospital Pequeno Príncipe integra a Exposição — O Pequeno Príncipe — 80 Anos como um dos legados da obra de Antoine de Saint-Exupéry. Com curadoria da pesquisadora Mônica Cristina Corrêa, a mostra imersiva e inédita foi inaugurada no dia 20 de dezembro, no MIS Experience, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em celebração aos 80 anos da primeira edição francesa do livro.
Considerado um dos livros mais traduzidos e lidos do mundo, O Pequeno Príncipe atravessou gerações ao transmitir valores como empatia, responsabilidade, afeto e olhar atento para o essencial. No universo da obra, o sentido da vida se revela na criação de laços — como o encontro com a raposa ensina ao personagem.
No Hospital, essa descoberta acontece todos os dias. Há 106 anos, a instituição, que destina 74% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuida da saúde de crianças e adolescentes de todo o Brasil com excelência técnico-científica aliada a um olhar integral e humanizado, que valoriza o afeto, o tempo dedicado e a presença das famílias.
Para o diretor-corporativo do Hospital Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, a relação com a obra é parte da identidade institucional. “Nossa organização leva o nome Pequeno Príncipe desde 1971. O universalmente famoso personagem tangibiliza um jeito de ser, sensível, empático e amoroso, que buscamos ‘existencializar’. Queremos estar sempre próximos dos conceitos humanitários do autor, e esta exposição oferece isso com maestria, pois estamos presentes ao final da visita”, afirma. “Desde já parabenizamos os organizadores, especialmente a curadora Mônica Corrêa, pelo excelente trabalho realizado. Vamos buscar trazer a exposição para Curitiba em 2026”, completa.

Uma narrativa sensorial, poética e cronológica
A megaexposição conduz o público por uma jornada cronológica, sensorial e poética, que tem início na França dos anos 1920 — contexto que moldou a juventude e as inspirações de Antoine de Saint-Exupéry. Ao longo do percurso, os visitantes conhecem momentos marcantes da vida e da obra do autor, incluindo suas invenções, sua genialidade artística, sua paixão pela escrita e, sobretudo, seu profundo amor pela aviação.
Entre os destaques da mostra está uma sala imersiva 360°, com conteúdo inédito, que recria passagens marcantes do livro por meio de tecnologia de ponta, animações, aquarelas originais e trilha sonora exclusiva.
Ao integrar o percurso expositivo como legado da obra, o Hospital Pequeno Príncipe amplia o diálogo entre literatura, cultura e saúde, demonstrando como os ensinamentos de O Pequeno Príncipe permanecem vivos quando se transformam em compromisso, responsabilidade e cuidado com a infância.
“Um fato relevante nas relações entre nossa instituição e a França é a presença de Ety Cristina Forte Carneiro, Légion d’honneur, na alta direção do Complexo Pequeno Príncipe, como diretora-executiva do Hospital. A distinção está diretamente relacionada à difusão dos conceitos de Saint-Exupéry e da França, especialmente entre as crianças”, ressalta ainda José Álvaro da Silva Carneiro.
Serviço: Exposição — O Pequeno Príncipe — 80 Anos
Local: MIS Experience — Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca — São Paulo/SP
Abertura: 20 de dezembro de 2025, a partir das 14h
Site oficial de ingressos: www.pequenoprincipe80anos.com.br
Classificação: Livre