Há duas décadas, Pequeno Príncipe proporciona qualidade de vida aos colaboradores em iniciativa pioneira - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Há duas décadas, Pequeno Príncipe proporciona qualidade de vida aos colaboradores em iniciativa pioneira

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, o Programa Cores – Controle e Redução do Estresse se reinventou e ofereceu atividades gratuitas e de forma on-line aos profissionais
20/08/2021

“Não tenho tempo para cuidar de mim.” Quantas vezes você já falou ou ouviu alguém conhecido afirmar isso? Pensando na importância do autocuidado, há 20 anos, o Pequeno Príncipe deu início ao Programa Cores – Controle e Redução do Estresse. A iniciativa pioneira proporciona, de forma gratuita, o tempo para o colaborador olhar-se e cuidar-se por meio de diferentes atividades.

Atividade física, reiki, auriculoterapia, massagem rápida, orientação nutricional e psicológica… Esses são apenas alguns dos serviços exclusivos e gratuitos oferecidos aos colaboradores do Pequeno Príncipe por meio do Programa Cores ao longo de duas décadas. Somente nos últimos dez anos, de 2011 a julho de 2021, foram realizados quase 52 mil atendimentos, com diversas vidas transformadas.

“Nós percebemos a valorização que os profissionais sentem quando participam das atividades. Para nós, é extremamente gratificante acompanhar a diferença, seja no bem-estar físico ou mental. O nosso propósito é cuidar de quem cuida, e isso reflete no cuidado com paciente, colegas e até em casa, com a família”, ressalta a coordenadora da Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), Susiane Artuzi Mota e Silva.

O desafio da pandemia

A pandemia do coronavírus é o maior desafio para todos e, para a iniciativa, não foi diferente. “A pandemia nos fez parar com tudo. E parar com aquilo que fazia tão bem às pessoas foi difícil. Mas, naquele momento, era necessário. Parar foi um ato de cuidado para proteger nossos colaboradores de um vírus tão desconhecido e letal”, enfatiza a coordenadora.

Aos poucos, as mudanças começaram a acontecer. E o que era presencial passou a ser realizado de forma on-line, como atividade física orientada e orientação psicológica e nutricional. O aumento dos números reflete na necessidade que as pessoas passaram a ter de se cuidar. A atividade física, por exemplo, registrou 537 atendimentos só de janeiro a julho de 2021, sendo que em 2018 e 2019 – anos que antecederam a pandemia – os atendimentos anuais foram 194 e 179, respectivamente.

Patrícia é extremamente grata pela instituição incentivar e dar a oportunidade dela se olhar e cuidar.

Como é o caso da enfermeira auditora do Pequeno Príncipe, Patrícia Rosa Gonçalves, que percebeu a importância da prática da atividade física para a sua recuperação após ser infectada pela COVID-19. “Em fevereiro, fui contaminada pelo vírus e percebi a importância de estar exercitando meu corpo antes disso. Com a doença, a respiração é afetada, bem como a musculatura. Então, só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de me cuidar. Porque sei que, especialmente durante a pandemia, não teria achado tempo para isso se não fosse pelo Hospital”, relata a profissional.

Apesar do incentivo do Pequeno Príncipe e de sua supervisora, partiu de Patrícia a proatividade de buscar esse apoio. “Mesmo cansada, com vários afazeres do trabalho e da casa, mantive o foco e determinação para dedicar 40 minutos, em dois dias da semana, para me exercitar. Hoje, o meu filho me incentiva, pergunta ‘mãe, hoje tem atividade?’ e até faz comigo às vezes. Isso melhorou minha qualidade de vida, disposição e autoestima. E, claro, sempre incentivo meus colegas de trabalho a participarem também. É motivador”, finaliza.

 

 

Atividade física orientada. (Foto feita antes da pandemia)

Orientação nutricional. (Foto feita antes da pandemia)

Orientação psicológica. (Foto feita antes da pandemia)

Ginástica laboral nos setores. (Foto feita antes da pandemia)

Reiki. (Foto feita antes da pandemia)

Auriculoterapia. (Foto feita antes da pandemia)

Massagem rápida nos setores. (Foto feita antes da pandemia)

Saúde da mulher - exame preventivo e autoexame das mamas. (Foto feita antes da pandemia)

Atividade de beleza - design de sobrancelhas. (Foto feita antes da pandemia)

Atividade de beleza - corte de cabelo. (Foto feita antes da pandemia)

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais