Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a ultrassonografia pediátrica na área de reumatologia por meio de conteúdos teóricos e práticos
07/10/2015

O primeiro curso de Ultrassonografia Músculo-Esquelética Pediátrica do Brasil ocorreu no Hospital Pequeno Príncipe nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7. A atividade antecedeu o XXXII Congresso Brasileiro de Reumatologia, que começa hoje e se estende até sábado, no Expo Unimed.

A capacitação reuniu três dos maiores especialistas internacionais em reumatologia, que ministraram palestras sobre o uso inovador da ultrassonografia em crianças com doenças reumatológicas. O exame permite diferenciar melhor, por meio das imagens, as cartilagens, ossos e articulações, para uma melhor identificação do problema e acompanhamento de tratamento.

Ultrassonografia_Reumatologia (69)
Cristina Hernandez, professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México.

De acordo com a professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México, Cristina Hernandez, “o objetivo é que os participantes possam conhecer e aplicar as novas tecnologias pediátricas para assim, aprimorar os diagnósticos”.

A técnica também tem muitas outras vantagens. O professor de Pediatria da Universidade de Ottawa, do Canadá, Johannes Roth, ressalta que a técnica é “relativamente mais barata e fácil, pois não exige que os pacientes estejam sedados e não necessita de salas de ressonância, por exemplo”.

Juntamente com o professor do Instituto Nacional de Reabilitação do México, Lucio Ventura, Roth e Hernandez capacitaram os profissionais com introduções teóricas e sessões práticas de ultrassonografia.

Ultrassonografia_Reumatologia (1)
Johannes Roth, da Universidade de Ottawa, Canadá, e a chefe do Serviço de Reumatologia do Pequeno Príncipe, Márcia Bandeira.

A chefe do serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe e diretora científica em reumatologia pediátrica do Congresso, Márcia Bandeira, ressalta a importância do curso. “Não existe ainda no Brasil esse exame voltado para pacientes pediátricos. Ele é importante porque permite verificar os processos inflamatórios e que com ele o tratamento poder totalmente diferente porque o diagnóstico é mais exato.”

O Pequeno Príncipe é referência no atendimento para crianças com reumatologia no Paraná. Em 2014, o Serviço de Reumatologia realizou 2.010 consultas.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais