Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a ultrassonografia pediátrica na área de reumatologia por meio de conteúdos teóricos e práticos
07/10/2015

O primeiro curso de Ultrassonografia Músculo-Esquelética Pediátrica do Brasil ocorreu no Hospital Pequeno Príncipe nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7. A atividade antecedeu o XXXII Congresso Brasileiro de Reumatologia, que começa hoje e se estende até sábado, no Expo Unimed.

A capacitação reuniu três dos maiores especialistas internacionais em reumatologia, que ministraram palestras sobre o uso inovador da ultrassonografia em crianças com doenças reumatológicas. O exame permite diferenciar melhor, por meio das imagens, as cartilagens, ossos e articulações, para uma melhor identificação do problema e acompanhamento de tratamento.

Ultrassonografia_Reumatologia (69)
Cristina Hernandez, professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México.

De acordo com a professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México, Cristina Hernandez, “o objetivo é que os participantes possam conhecer e aplicar as novas tecnologias pediátricas para assim, aprimorar os diagnósticos”.

A técnica também tem muitas outras vantagens. O professor de Pediatria da Universidade de Ottawa, do Canadá, Johannes Roth, ressalta que a técnica é “relativamente mais barata e fácil, pois não exige que os pacientes estejam sedados e não necessita de salas de ressonância, por exemplo”.

Juntamente com o professor do Instituto Nacional de Reabilitação do México, Lucio Ventura, Roth e Hernandez capacitaram os profissionais com introduções teóricas e sessões práticas de ultrassonografia.

Ultrassonografia_Reumatologia (1)
Johannes Roth, da Universidade de Ottawa, Canadá, e a chefe do Serviço de Reumatologia do Pequeno Príncipe, Márcia Bandeira.

A chefe do serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe e diretora científica em reumatologia pediátrica do Congresso, Márcia Bandeira, ressalta a importância do curso. “Não existe ainda no Brasil esse exame voltado para pacientes pediátricos. Ele é importante porque permite verificar os processos inflamatórios e que com ele o tratamento poder totalmente diferente porque o diagnóstico é mais exato.”

O Pequeno Príncipe é referência no atendimento para crianças com reumatologia no Paraná. Em 2014, o Serviço de Reumatologia realizou 2.010 consultas.

+ Notícias

19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
05/12/2024

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
Ver mais