Pesquisa recebe prêmio nacional de Farmácia
Uma pesquisa científica desenvolvida no Complexo Pequeno Príncipe, liderada pela farmacêutica Marinei Campos Ricieri, foi reconhecida nacionalmente ao ser classificada em 1º lugar no Prêmio Jayme Torres de Farmácia, um dos mais importantes da área concedido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Este reconhecimento é o resultado de um estudo desenvolvido no Hospital Pequeno Príncipe, entre 2010 e 2011.
A pesquisa apontou que a inserção de um farmacêutico na Unidade de Terapia Intensiva Cardíaca Pediátrica reduz em até 40% os custos com medicamentos para tratamento de infecções. O principal motivo dessa redução é o uso criterioso de antimicrobianos durante o período de internação.
O prêmio será entregue em 20 de janeiro de 2013, durante solenidade em Brasília, realizada pelo CFF. “Com a pesquisa e a premiação ficou comprovado que a Farmácia Clínica é essencial e estratégica na assistência hospitalar, tanto para a gestão de risco, ajudando a minimizar os erros de medicação; quanto para gerenciamento de recursos financeiros, reduzindo gastos com medicamentos”, comemora Marinei.
Também colaboraram com este estudo, o pediatra e médico do Controle de Infecção Hospitalar do Pequeno Príncipe, Fábio de Araújo Motta; a médica intensivista, Andrea Lenzi; e a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdades Pequeno Príncipe, Rosiane Mello.