Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
ECMO gera bons resultados no Pequeno Príncipe

O Programa ECMO, terapia de oxigenação por membrana extracorpórea – viabilizado com recursos de multas judiciais por meio do Ministério Público do Trabalho – começou a ser implantado no Hospital Pequeno Príncipe em 2020. Desde então, uma equipe multiprofissional da instituição dedica-se à instrumentalização do cuidado e análise dos resultados, conforme fases de complexidade progressiva.

Após um período inicial necessário para sistematização dos processos e treinamento da equipe, Joaquim Pereira Vizoni, de apenas 5 meses, foi o primeiro paciente com desfecho clínico de sucesso do programa. Ele passou por uma cirurgia cardíaca complexa, com recuperação satisfatória em pós-operatório, mas na sequência evoluiu com sepse (infecção generalizada) sem resposta ao tratamento convencional atualmente disponível.
Em função desse quadro, o time de ECMO (equipe colegiada e multiprofissional) decidiu incluí-lo em protocolo específico. Após passar por 5 dias em terapia de oxigenação por membrana extracorpórea sem maiores intercorrências, o paciente se recuperou e, hoje, encontra-se estável, amamentando e interagindo com a família e os profissionais que se dedicam ao cuidado. Ele continua internado para acompanhamento e preparo para alta.

Protocolo Nurse-Driven
Outro motivo para comemoração da equipe é a implantação do protocolo Nurse-Driven, que possibilita ao enfermeiro treinado nos protocolos do programa realizar ajustes de medicações de acordo com a evolução do paciente. Tudo isto com base em metas pré-estabelecidas em visita multidisciplinar com participação efetiva do médico em conjunto com farmacêutico.
“O programa de ECMO significa ganho de qualidade na assistência, porque permite expandir o atendimento às crianças com maior gravidade, uma vez que a terapia mantém o suporte respiratório e hemodinâmico por período estendido, ampliando o tempo para a recuperação ou nova abordagem cirúrgica nesses pacientes”, destaca o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Sobre a ECMO
É uma tecnologia sofisticada e de alto custo, que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.
É utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas ou quadros de falência cardíaca e/ou pulmonar consequentes a infecções, dentre outras aplicações, ampliando dessa maneira, sensivelmente, a taxa de sobrevida dos pacientes de gravidade extrema.
O suporte em ECMO oferece sobrevida que se aproxima a 50% em centros norte-americanos e entre 20% e 40% em centros brasileiros, em grupo de pacientes que possivelmente não resistiriam caso essa tecnologia não fosse empregada.