Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias.
31/07/2014

O diretor do Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa, João Eurico da DSC_0003Fonseca, falou nesta quinta-feira, dia 31, sobre os desafios de um banco de tecidos humanos para pesquisa. O assunto foi abordado em uma palestra no Complexo Pequeno Príncipe voltada a profissionais do Hospital, do Instituto de Pesquisa e acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe.

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, DSC_0095conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias. “Apesar dos desafios, os benefícios de um biobanco para a medicina são imensuráveis. Essas amostras de sangue, saliva, ossos permitem estudos que buscam prognósticos, diagnósticos e novos tratamentos para doenças.”

O Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa foi criado em 2008 e integra o Instituto de Medicina Molecular de Portugal. Hoje, conta com mais de cem mil amostras de sangue, saliva e ossos humanos. As áreas mais representadas são oncologia, reumatologia, neurologia e cardiologia.

O que é um biobanco?
É uma estrutura que acolhe e armazena uma coleção de amostras biológicas doadas voluntariamente para fins de investigação biomédica. Com essas amostras é possível realizar estudos detalhados sobre várias doenças.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais