Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias.
31/07/2014

O diretor do Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa, João Eurico da DSC_0003Fonseca, falou nesta quinta-feira, dia 31, sobre os desafios de um banco de tecidos humanos para pesquisa. O assunto foi abordado em uma palestra no Complexo Pequeno Príncipe voltada a profissionais do Hospital, do Instituto de Pesquisa e acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe.

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, DSC_0095conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias. “Apesar dos desafios, os benefícios de um biobanco para a medicina são imensuráveis. Essas amostras de sangue, saliva, ossos permitem estudos que buscam prognósticos, diagnósticos e novos tratamentos para doenças.”

O Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa foi criado em 2008 e integra o Instituto de Medicina Molecular de Portugal. Hoje, conta com mais de cem mil amostras de sangue, saliva e ossos humanos. As áreas mais representadas são oncologia, reumatologia, neurologia e cardiologia.

O que é um biobanco?
É uma estrutura que acolhe e armazena uma coleção de amostras biológicas doadas voluntariamente para fins de investigação biomédica. Com essas amostras é possível realizar estudos detalhados sobre várias doenças.

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais