Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Notícias

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
17/09/2023
segurança do paciente
O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, ressalta a importância da participação dos familiares para a segurança do paciente.

O tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano é: “Engajar pacientes para a segurança do paciente.” O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, ressalta a importância da participação dos familiares no tratamento das crianças e adolescentes. Esse é um dos valores da instituição centenária.

“O Hospital busca todos os dias desenvolver ainda mais uma cultura centrada na pessoa. Atuamos com um binômio – paciente e família – por sermos uma instituição pediátrica. O resultado disso é o cuidado de excelência que incide diretamente na criança ou adolescente em tratamento”, explica o médico e vice-diretor de Qualidade e Pesquisa Clínica do Pequeno Príncipe, Fábio de Araújo Motta.  

Desafios da escuta ao paciente em um hospital pediátrico

Instituições pediátricas contam com um desafio quando se diz respeito a ouvir os pacientes, pois muitas vezes as crianças não conseguem expressar o que estão sentindo de maneira clara. “Nesses casos, o acompanhante é a pessoa que tem relação forte com a criança internada e, por isso, chegamos perto da realidade do paciente. Já no caso das crianças maiores, conseguimos conversar e entender o que elas estão sentindo”, realça o médico. 

Segundo o especialista, a humanização no Hospital exerce papel fundamental na escuta dos pacientes e interpretação de sentimentos. “Um hospital pediátrico humanizado é fundamental, pois a expertise de olhar todo o contexto faz a diferença na segurança dos pacientes. As crianças e adolescentes precisam ser ouvidos”, conta.

Meios de escuta no Pequeno Príncipe

O plano terapêutico é o planejamento que o médico, junto com a equipe multidisciplinar, constrói na rotina de cuidados com o paciente. Nesse caso, o familiar é um importante pilar. “Nós atendemos muitos casos complexos e crônicos, e ninguém conhece melhor o paciente quanto o seu familiar. Por isso, nós envolvemos a escuta desse acompanhante como mais um elemento da equipe multidisciplinar para promover o melhor cuidado”, destaca. 

As conversas focais, que também são meio de escuta, são caracterizadas por momentos em que equipes especializadas dialogam com as famílias dos pacientes de forma individual, buscando melhorar ainda mais a experiência vivida pela família no Hospital. “Não adianta darmos voz se não a ouvirmos. Nós precisamos ouvi-los”, pontua o vice-diretor. 

Além disso, os encaminhamentos realizados em conjunto com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) também fazem parte da qualidade no atendimento. Dar uma resposta aos familiares que acionam o SAC traz segurança na relação entre os familiares e a equipe multidisciplinar. E, de outro lado, todas as reclamações e solicitações também são encaminhadas aos setores para a busca da melhoria contínua.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

23/12/2024

2024 no Pequeno Príncipe: conquistas e realizações marcaram o ano

A instituição celebrou marcos na assistência, no ensino e na pesquisa, e se fortaleceu para ampliar o impacto e perenizar a missão
19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
Ver mais