Dia Mundial da Amamentação é celebrado nesta segunda-feira - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Amamentação é celebrado nesta segunda-feira

Uma nutrição adequada e a troca de carinho entre mãe e filho são aspectos que justificam a importância do aleitamento materno
01/08/2016

Sem título“Um dos gestos mais carinhosos e significativos que uma mãe pode ter em relação a um filho.” Com essa frase, o pediatra neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério, destaca a importância da amamentação, lembrada mundialmente nesta segunda-feira, dia 1º de agosto.

A data, uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês) – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) –, busca promover a amamentação.

Importância nutricional
O leite materno tem mais vantagens nutricionais do que as fórmulas infantis, utilizadas quando a amamentação não é possível. “Os bebês que mamam no peito tendem a ser mais bem nutridos. Além disso, existem estudos que apontam que eles também têm maior capacidade intelectual, apesar de não poder ser medida”, relata o pediatra.

A recomendação é que o aleitamento materno seja exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e se estenda até os dois anos ou mais. Porém, diante da necessidade do uso de fórmulas – quando não se pode amamentar –, é preciso consultar um médico para saber qual o tipo, dosagem, e tempo correto de uso.

Carinho de mãe
Outro ponto fundamental durante o aleitamento materno, de acordo com Valério, é a constante troca de carinho. “Amamentar é um privilégio, já que é um momento único entre mãe e filho. É nessa ação que ocorre o olho no olho, a pele com pele. e o bebê pode se alimentar sentindo o cheirinho da sua mãe. É quando a criança se sente segura e acolhida”, pontua.

Apesar disso, segundo o médico, as mães que não podem amamentar não devem se sentir culpadas. “Se depois de todas as tentativas, uma mulher não puder dar leite no peito ao seu filho, ela não deve sentir culpa. Porém, quando está dando a mamadeira deve fazê-la de uma forma tranquila e cheia de carinho também”, salienta.

Boa alimentação
Para o pediatra, alimentar-se bem é fundamental durante a gravidez, para uma melhor qualidade do leite materno. “É preciso uma dieta saudável, com vitaminas, ferro e proteínas. Alimentos como verduras, frutas e cereais são excelentes e devem ser ingeridos com frequência”, enaltece.

Valério também esclarece uma dúvida recorrente entre as mães. “Precisamos entender que não existe leite bom ou leite ruim. Todo leite materno é bom, mas algumas coisas podem ajudá-lo a ser ainda melhor, como uma alimentação adequada.”

+ Notícias

19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
05/12/2024

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
Ver mais