Dia Mundial da Alimentação: os bons hábitos começam ainda na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Alimentação: os bons hábitos começam ainda na infância

A equipe do Hospital Pequeno Príncipe preparou um vídeo com duas receitas fáceis e práticas para que os pais compartilhem os momentos de refeição com os pequenos
16/10/2016

O cheirinho da comida que acaba de sair do forno, a descoberta de um novo sabor… Comer é sempre uma sensação muito prazerosa. E os hábitos alimentares saudáveis começam ainda na infância. Neste Dia Mundial da Alimentação, 16, o Hospital Pequeno Príncipe preparou um vídeo com duas receitas fáceis e práticas para fazer com as crianças.

Compartilhar os momentos das refeições com os pequenos é muito importante.  “Da mesma forma que os pais educam seus filhos a terem um comportamento adequado, ensinam a ler e a escrever, também precisam falar sobre uma alimentação equilibrada”, aponta a nutricionista da instituição, Maria Emília Suplicy.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19% das crianças brasileiras abaixo dos cinco anos estão acima do peso. Para a nutricionista, a pressa pode ser uma inimiga dos bons hábitos alimentares. “Muitas vezes, os pais passam o dia inteiro fora de casa e, quando retornam, oferecem como bonificação comidas rápidas, fáceis e atrativas para que os filhos fiquem felizes. Apesar disso, tratam-se de alimentos não aconselháveis para os pequenos”, relata.

O exemplo tem que vir de casa. “Os pais devem se esforçar. Mesmo que não gostem de algum alimento, precisam incentivar os filhos a comer. É importante lembrar que as crianças têm o direito de não gostar de alguma comida, mas devem experimentar”, explica a profissional.

Uma dica, exemplifica Maria Emília, é promover sessões culinárias em casa, levar as crianças ao mercado e à feira para escolherem legumes e verduras, por exemplo. “Os meninos e meninas precisam conhecer os diferentes tipos de alimentos e serem estimuladas a comer um pouco de cada coisa, para o corpo crescer saudável”, aconselha.

O famoso prato colorido também é indicado. “Os meninos e meninas devem comer alimentos de todos os grupos nutricionais. Cada função do organismo precisa de minerais e vitaminas específicas”, destaca.

Confira o divertido vídeo com as receitas. O material foi produzido no Centro de Educação Infantil, que atende filhos de colaboradores do Pequeno Príncipe:

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais