Dia das Crianças: brincar é coisa séria - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia das Crianças: brincar é coisa séria

Nas brincadeiras, meninos e meninas conseguem se expressar, transmitem o que sentem e trabalham registros que marcam suas vidas. Além disso, estabelecem vínculos afetivos que são fundamentais para o seu desenvolvimento
12/10/2017

Os vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Nas brincadeiras, as relações estabelecidas são fundamentais, pois é nesse momento que os meninos e meninas conseguem se expressar, transmitem o que sentem e trabalham registros que marcam suas vidas. Neste Dia das Crianças, 12 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do brincar.

“Toda hora é hora de brincar”, afirma a psicóloga e coordenadora do Setor de Voluntariado da instituição, Rita Lous. Para ela, as brincadeiras devem ocorrer no momento do banho, da alimentação, dos estudos, entre outros. É algo que precisa ser incorporado na rotina das pessoas. “Brincar é coisa séria”, destaca.

A ação merece ainda mais atenção na Primeira Infância, período que compreende da gestação até os seis primeiros anos da criança. Nessa fase, ocorre a maior parte do desenvolvimento cerebral dos meninos e meninas. É quando eles absorvem com mais intensidade as informações e criam os principais vínculos afetivos. As experiências vivenciadas nessa fase são relevantes para o restante da vida.

Por isso, os cuidadores devem estimular e estar verdadeiramente presentes durante as brincadeiras, mas nunca limitar ou impor preconceitos. “Eles devem participar desse momento com verdade. As crianças sentem quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo ou quando fazemos algo por obrigação. É necessário deixar que eles soltem a imaginação. Além disso, os cuidadores não devem limitar. Não existe brinquedo de menina ou de menino, por exemplo”, relata a psicóloga.

O brincar também não tem a ver com gênero ou classe social. “Ninguém precisa comprar brinquedos para brincar. Apesar de existirem inovações muito bacanas nessa área, uma simples caixa de papelão pode se tornar uma brincadeira superdivertida”, aponta a profissional.

O Brincar no Pequeno Príncipe
Com quase 100 anos de história, o Hospital Pequeno Príncipe traz o brincar na sua essência. Atualmente, a instituição conta com duas brinquedotecas e recreação nos ambulatórios e enfermarias todos os dias. Com a colaboração de voluntários, promove diversas atividades recreativas e também tem disponível um sistema de empréstimo de brinquedos por telefone, como um delivery. Apresentações de corais, teatro, dança, contação de histórias e shows de mágica também reforçam as atividades já desenvolvidas no Hospital.

Números do Voluntariado de 2016
Delivery de brinquedos (solicitações por telefone) – 13.062 atendimentos
Voluntários nos ambulatórios – 978 visitas e 22.744 atendimentos
Voluntários nas enfermarias – 1.885 visitas e 30.288 atendimentos
Brinquedoteca – 1.417 aberturas (pelo menos duas vezes por dia, todos os dias) e 12.223 pacientes participantes
38 apresentações de 262 voluntários de talento, com um público de 2.478 pessoas
1.415 voluntários e 22.066 horas de recreação

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais