No Dia da Árvore, "Araucarilândia" é lançado no Museu Paranaense - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

No Dia da Árvore, "Araucarilândia" é lançado no Museu Paranaense

Aproximadamente 150 convidados prestigiaram o evento que faz parte das comemorações dos 138 anos do Museu Paranaense
22/09/2014

No domingo, 21, o Museu Paranaense recebeu o lançamento de “Araucarilândia”, uma reedição do livro do botânico brasileiro Frederuci Carlos Hoehne com um texto de apresentação de autoria de José Álvaro da Silva Carneiro, ambientalista e diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. 

O lançamento foi realizado no Dia da Árvore e integrou as comemorações de 138 anos do museu. Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento e levaram cópias autografadas de “Araucarilândia”. O evento foi prestigiado pelo alpinista Waldemar Niclewicz, que lançará seu livro – “A história do alpinista que se dedicou a colocar o Brasil no topo do mundo” – na próxima quinta-feira, dia 25, às 19h, na Livraria da Vila, no Pátio Batel. Waldemar, amigo de longas escaladas de José Álvaro, surpreendeu presenteando-o em primeira mão com a publicação que lançará.

Originalmente publicada em 1930, a obra diz respeito à proteção da natureza e ao uso racional dos recursos naturais. O autor usa como base para a publicação os relatos de viagem realizada por ele em 1928 pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Na ocasião, o pesquisador liderou uma expe­dição que percorreu a região de matas em que se percebia a existência da araucária e registrou com detalhes a beleza da paisa­gem, a diversidade da flora e a exploração madeireira.

Lancamento_Araucarilandia_21_09_2014 (70)

Hoehne foi um pioneiro no tema da sustentabilidade entre os cientistas brasileiros do século 20 e contribuiu para a emergência de uma consciência ambientalista no Brasil. A sua abordagem combinava argumentos científicos com apelos estéticos, além de difundir a percepção de que a natureza deveria desempenhar um papel importante na constituição da identidade nacional brasileira.

Como parte do lançamento, oficinas de jardinagem e biodiversidade foram realizadas no Hospital Pequeno Príncipe em semanas anteriores. Trazer a obra para o Hospital significa compartilhar com dezenas de meninos e meninas a importância de se preservar a natureza e fazer dela instrumento para uma rotina saudável. “Importante trazermos para as nossas crianças um pouco da nossa memória e do significado do bioma ‘araucária’, um símbolo paranaense, altamente relacionado com a nossa história e tradições”, afirma José Álvaro da Silva Carneiro.

A reedição de livros históricos é fundamental, pois traz o resgate de informações valiosas que a nossa população merece conhecer”, explica Carneiro, um entusiasta das questões ambientais. De acordo com ele, “obras raras, sem edição há muito tempo, cujos exemplares em edição antiga se perderam, são perpetuadas com a reedição”.

Estudantes e pesquisadores serão beneficiados com o projeto, que teve o patrocínio da Atlas. Haverá distribuição gratuita de exemplares para as bibliotecas públicas de todos os estados brasileiros. Os números restantes serão encaminhados ao Projeto Biblioteca Cidadã, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, que distribui livros para as bibliotecas dos municípios paranaenses.

“Araucarilândia” foi viabilizado por meio de Lei Rouanet e patrocinado pela empresa Atlas Copco Brasil Ltda.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais