Cuidado com o volume dos aparelhos eletrônicos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cuidado com o volume dos aparelhos eletrônicos

Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, o Hospital Pequeno Príncipe faz um alerta aos pais para estarem atentos aos altos sons, que podem causar lesões auditivas graves
10/11/2017

Cada vez mais utilizados pelas crianças e pelos adolescentes, os aparelhos eletrônicos emitem sons que, quando em volume excessivo, podem causar graves lesões auditivas. Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, o alerta é direcionado para os pais e cuidadores, que com dicas simples, podem evitar danos nos ouvidos dos meninos e meninas e prevenir a surdez.

“O uso de fones pode ser muito perigoso. Para saber qual é o volume adequado, o ideal é analisar se mesmo com um palmo de distância da orelha, é possível escutar o som. Se sim, o volume está muito alto”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Pequeno Príncipe, Rodrigo Guimarães Pereira.

Outra dica é deixar o som dos smartphones e videogames na metade da potência, ou menos que a metade. “Quando o volume é superior, as células internas do ouvido são prejudicadas e esse som alto gera lesões permanentes”, destaca o médico.
Sentir um zumbido nos ouvidos pode ser um sinal de lesão. “É cada vez mais comum que os adolescentes se queixem de zumbidos no ouvido. Nesses casos, é muito importante procurar um médico. Quanto antes a lesão for diagnosticada, mais fácil e efetivo é o tratamento”, relata o profissional.

Surdos congênitos
Em bebês com condições normais de saúde, a surdez atinge de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos. Uma das formas de identificar a perda auditiva, e também outros tipos de alterações nos ouvidos, é o Exame de Emissão Otoacústica, mais conhecido como Teste da Orelhinha. Estudos indicam que um bebê que tenha diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de vida pode desenvolver a linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Estar atento ao comportamento das crianças também é muito importante. “A desatenção, não se assustar com barulhos intensos e não se acalmar com a voz materna podem ser alguns indícios de alterações auditivas”, ressalta o otorrinolaringologista.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais