Comitiva do BRICS visita o Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe recebeu nesta sexta-feira, dia 25, a visita dos ministros de Estado da Saúde do Brasil e da África do Sul e do vice-ministro da Saúde da China, além das delegações da Rússia e da Índia. As autoridades estavam em Curitiba para a IX Reunião de Ministros da Saúde do BRICS, grupo de países com economias emergentes formado pelos cinco países.
O ministro brasileiro Luiz Henrique Mandetta; o ministro da Saúde da África do Sul, Zwelini Mkhize; e o vice-ministro da Saúde da China, Wang Jianjun, conheceram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Cardiologia e o ambulatório de Ortopedia. Durante a sua passagem pelo Hospital, eles também parabenizaram a instituição pelos seus 100 anos de história, que serão celebrados neste sábado, dia 26.
“São 100 anos bem vividos, pois são 100 anos de recuperação de crianças”, afirmou o ministro brasileiro. “Já conheço a instituição e os médicos do seu corpo clínico. O Pequeno Príncipe é um hospital que, além de atender aos seus pacientes, atende com um carinho diferenciado de todos os outros. Por isso, todos nós do BRICS estamos hoje aqui”, completou Mandetta.
Estrutura e desafios
O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, apresentou às autoridades presentes um pouco da história do Hospital, sua estrutura e indicadores, como as especialidades oferecidas e o número de atendimentos, cirurgias e internações. Também falou a respeito dos desafios enfrentados pela instituição e as alternativas criadas para suprir questões como o deficit nas contas, que ocorre devido ao subfinanciamento dos serviços prestados.
Além disso, o diretor abordou o presente e o futuro do Pequeno Príncipe. “Trabalhamos com genômica, epigenética, bioética, performance clínica e, principalmente, equidade. Investimos na educação continuada dos nossos colaboradores e o Centro de Simulação Realística é um novo aliado para isso. Nós também temos um terreno em Curitiba no qual construiremos o Pequeno Príncipe Norte, que é o futuro da nossa infraestrutura”, destacou Carneiro.
Os ministros da saúde que integram o BRICS foram presenteados, durante a visita ao Hospital Pequeno Príncipe, com medalhas do programa Gols pela Vida, iniciativa de responsabilidade social do Complexo Pequeno Príncipe. As peças fazem alusão a diferentes gols de Pelé, parceiro da instituição na ação e que empresta seu nome ao Instituto de Pesquisa.