Importância do brincar para criança hospitalizada é tema de palestra

Notícias

Importância do brincar para criança hospitalizada é tema de palestra

Profissionais do Pequeno Príncipe apresentaram o assunto a voluntários da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
03/05/2022
importância do brincar
Na palestra, foram apresentados diferentes ambientes e formatos de brincadeiras, que são realizados nos pátios, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.

 

Brincar é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, além de favorecer a saúde física e mental. E é por isso que o Pequeno Príncipe garante esse direito fundamental para os pacientes hospitalizados. Para abrir o mês em que se celebra o Dia Mundial do Brincar, a instituição realizou uma palestra sobre esse assunto aos voluntários da pediatria da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O objetivo da palestra foi introduzir questões relativas ao brincar e sua importância para a criança hospitalizada. No encontro, conduzido pelas psicólogas Rita de Cássia Cersosimo Lous e Grazieli Fonseca, que atuam no Setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, foram abordados os fundamentos do brincar, a importância do voluntariado nessa função e como funciona a prática de brincadeiras no Hospital.

“É muito importante que possamos disseminar o conhecimento e a experiência do nosso Hospital com o brincar e com o trabalho voluntário, bem como poder compartilhar o que fundamenta o brincar, para que essas ideias possam suscitar questões que mobilizem os voluntários a buscar novos conhecimentos que auxiliem na prática do seu trabalho”, pontuou a gerente do Setor de Voluntariado, Rita de Cássia Cersosimo Lous, do Hospital Pequeno Príncipe.

O momento foi também de compartilhamento de histórias da repercussão positiva do brincar com os voluntários, que é vivenciada em diferentes ambientes e formatos. “Pudemos reafirmar a importância que o trabalho voluntário tem nas instituições, principalmente neste momento de pandemia, em que muitas instituições tiveram que suspender as atividades e, agora, se organizam para receber novamente seus voluntários. A presença e interação dos voluntários com os pacientes produzem riso, alegria, e envolvem tanto a criança quanto seu familiar, desempenhando um importante papel na humanização hospitalar”, completa a orientadora do Setor de Voluntariado, Grazieli Fonseca, do Hospital Pequeno Príncipe.

palestra brincar
O Pequeno Príncipe realizou a palestra sobre a importância do brincar aos voluntários da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

A parceria do Hospital Pequeno Príncipe com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo surgiu no primeiro ano da pandemia, em 2020, quando a instituição também foi convidada para o Café Virtual, junto a outros hospitais de São Paulo.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais