Brincadeiras populares do folclore brasileiro são tema de oficina no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Brincadeiras populares do folclore brasileiro são tema de oficina no Pequeno Príncipe

    Pacientes e familiares viveram momentos lúdicos com atividades de adivinhação, trava-línguas e cantigas de roda
    29/05/2017

    Brincadeiras populares transformaram a rotina do Hospital Pequeno Príncipe nesta quinta-feira, dia 25. Com palmas, batidas de pé, sorrisos e risadas foi realizada a Oficina de Arte na Biblioteca O Pequeno Príncipe.

    O encontro levou os participantes a uma viagem lúdica, construída em torno de três atividades bastante interativas: adivinhação, trava-línguas e cantigas de roda. As ações culturais estimularam a integração e a coletividade entre os participantes.

    O jogo “O que é, o que é?” invadiu o espaço com enigmas a serem descobertos entre os pacientes e os pais, com entretenimento e raciocínio lógico. Os trava-línguas provocaram risadas por conta da semelhança sonora entre as sílabas recitadas pelos participantes. As cantigas trouxeram um gostinho de recordação para os familiares e alegria para muitos pacientes.

    O projeto garante a integração entre pacientes e seus familiares, além de permitir a troca de experiências e conhecimento de forma divertida e lúdica, permitindo o acesso à arte e à cultura. “É muito prazeroso participar dos projetos que o Pequeno Príncipe oferece. Além de ser divertido, também adquiro informações importantes”, comenta a paciente Izadora Ferreira, 14 anos.

    Oficina de Arte
    Comprometido com o bem-estar social e acesso à cultura das crianças e adolescentes, o Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe realiza, desde o segundo semestre de 2016, as Oficinas de Arte. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 10h, na Biblioteca O Pequeno Príncipe, localizada no 5º andar.

    O intuito desta ação cultural é compartilhar conhecimentos sobre a arte e seus movimentos artísticos, como cubismo, pop art e revista em quadrinho. “As atividades realizadas são baseadas no teórico e prático, de forma lúdica. A Oficina de Arte propõe uma integração entre os pais, pacientes e cultura. É visível como os participantes compartilham experiências, interagem e se divertem durante a realização”, comenta a professora do Setor de Educação e Cultura (EDUC), Janina Rodrigues Pereira.

    Desenhos, pinturas, colagens e poemas são utilizados nas atividades. As crianças têm a oportunidade conhecer diferentes materiais, papéis de várias texturas, pincéis, lápis, canetas, tintas coloridas, estimulando assim novas ideias.

    + Notícias

    02/12/2025

    Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

    No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
    01/12/2025

    Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

    Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
    23/11/2025

    Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

    Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
    19/11/2025

    Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

    Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
    18/11/2025

    Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

    A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
    12/11/2025

    Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

    O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
    Ver mais