Bons hábitos de higiene bucal começam na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Bons hábitos de higiene bucal começam na infância

Crianças que recebem orientações adequadas para a limpeza e escovação dos dentes, língua e gengiva, ainda quando pequenas, tendem a se tornar adultos com uma saúde diferenciada
25/10/2017


Na data em que é lembrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância do exemplo, vindo dos pais e cuidadores, para que as crianças adquiram bons hábitos de higiene . Meninos e meninas que recebem orientações adequadas para a limpeza e escovação dos dentes, língua e gengiva, ainda quando pequenas, tendem a se tornar adultos com uma saúde diferenciada.

Nos primeiros dias de vida, já é possível fazer a higienização da boca dos bebês. “Após as mamadas, por exemplo, é importante que os cuidadores passem uma gaze na gengiva para retirar o leite acumulado. Com o nascimento dos dentes de leite, a escova e, posteriormente, o fio dental já podem ser incorporados na rotina de cuidados bucais”, destaca a dentista voluntária do Serviço de Odontologia do Hospital Pequeno Príncipe, Nanci Barros.

A profissional ainda reforça a importância de ir regularmente ao dentista e de tratar infecções que podem ser silenciosas. “As bactérias podem se alojar nos dentes ou na gengiva, adentrar a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como o coração. Por isso, é preciso estar alerta às infecções que, muitas vezes, só são descobertas com a ida ao dentista”, afirmou Nanci.

Odontologia no Pequeno Príncipe
Desde 2004, o Hospital conta com um Serviço de Odontologia complementar para crianças que fazem acompanhamento ou que estão internadas na instituição. São dentistas voluntários e contratados que realizam ações de educação em saúde bucal e atividades de incentivo à escovação, como o escovódromo.

O Serviço é um dos benefícios oferecidos pelo programa Família Participante, viabilizado por arrecadações feitas pelo Hospital por meio de Renúncia Fiscal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), utilizando o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais