AVC também acontece em crianças e adolescentes

Notícias

AVC também acontece em crianças e adolescentes

Pequeno Príncipe alerta para a doença, que pode causar sequelas permanentes e, em alguns casos, levar a óbito
11/04/2023
AVC em crianças
Os sintomas do AVC em crianças e adolescentes são semelhantes aos observados em adultos.

Apesar de ser mais comum em adultos, crianças e adolescentes também sofrem acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a estimativa é que o derrame afete de 2,5 a 13 a cada 100 mil pacientes pediátricos por ano e suas causas podem estar relacionadas principalmente a doenças congênitas.

O AVC em pacientes jovens entrou em evidência após o falecimento do cantor e ator Arthur Singer, de 13 anos, que tinha uma má-formação não diagnosticada. Como forma de alerta e conscientização, a neurologista pediátrica Elisabete Coelho, do Hospital Pequeno Príncipe, esclarece as principais dúvidas sobre a doença em crianças e adolescentes.

O que é acidente vascular cerebral?

O AVC está entre as principais causas de morte entre adultos no mundo e, de acordo com o Ministério da Saúde, acomete mais os homens. O acidente vascular cerebral é uma perda abrupta da função cerebral causada por uma diminuição da circulação sanguínea para uma determinada região do cérebro, podendo ser por um fator isquêmico (falta de fluxo sanguíneo) ou hemorrágico, resultando em sinais e sintomas neurológicos como alteração na fala, no raciocínio e na função motora.

Crianças e adolescentes também podem sofrem um AVC?

Apesar de também ocorrer em crianças saudáveis, é mais comum que o AVC aconteça em crianças que já tenham alguma doença de base, entre elas as hematológicas como a anemia falciforme; infecções como meningite ou infecções sistêmicas que podem provocar inflamação dos vasos sanguíneos; e traumas na cabeça ou pescoço.

Os sinais da doença são os mesmos que em adultos?

Os sintomas do AVC em crianças e adolescentes são semelhantes aos observados em adultos. Os pais devem ficar atentos e, ao notar a presença de qualquer um dos sinais, procurar atendimento médico imediato:

  • fraqueza súbita ou dormência em um lado do corpo;
  • dificuldade para falar ou para entender a fala;
  • perda súbita de visão em um ou ambos os olhos;
  • dificuldade para caminhar, tontura ou perda de equilíbrio;
  • dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.

Quais são as consequências?

A recuperação das crianças após um AVC depende de fatores como a localização e extensão do dano cerebral, a rapidez com que o tratamento é iniciado e o apoio à reabilitação. Em geral, as crianças têm uma maior capacidade de recuperação do que os adultos por conta da maior plasticidade cerebral. Algumas podem recuperar-se completamente, enquanto outras podem apresentar sequelas permanentes, como dificuldades de aprendizado, problemas de fala ou paralisia e, em alguns casos, ir a óbito.

  • Confira, no vídeo a seguir, mais sobre essa condição que pode afetar crianças e adolescentes:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais