Ator e cantor Claudio Lins cativa pacientes com contação de histórias
De passagem por Curitiba, o ator, cantor e compositor Claudio Lins se prontificou a animar a manhã dos meninos e meninas em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe por meio da contação de histórias. Na ação, realizada nesta sexta-feira, dia 7, foram lidos clássicos literários infantis como “O Grúfalo”, “O flautista de Hamelin”, “O homem que amava caixas” e “Bruxa, bruxa venha a minha festa”.
O artista visitou o Pequeno Príncipe pela primeira vez em agosto deste ano e se encantou. “Já estava planejando retornar e, desta vez, aproveitei para trazer um momento descontraído aos pacientes que estão em tratamento. Meu filho Mariano, de 6 anos, adora que eu leia para ele. E isso me dá prazer. Estou muito feliz em estar aqui, agradeço a oportunidade”, enfatizou.
A contação de histórias foi realizada na Biblioteca O Pequeno Príncipe e prendeu a atenção dos pacientes e seus acompanhantes. “Achei a iniciativa muito bacana, pois a leitura faz com que as crianças viajem na imaginação para fora do Hospital. Meu filho amou, principalmente nesta fase que ele está aprendendo a ler”, disse Gisele Verdan, mãe de Davi Souza da Rosa, de 6 anos. “Gostei muito e a história da bruxa foi a mais legal”, completou o menino.
Desde a década de 1980, o Hospital Pequeno Príncipe reforça seu compromisso com a garantia de direitos ao ensino também no ambiente hospitalar. O Setor de Educação e Cultura hoje é formado por uma equipe com educadores contratados pelo Hospital e professores da capital e do estado. Os profissionais são responsáveis por contatar as escolas de origem dos pacientes para que os conteúdos trabalhados em aula possam ter continuidade no Pequeno Príncipe. Além disso, o setor também realiza projetos culturais com as crianças e adolescentes, que englobam temas como a música, dança e contação de histórias. Atividades de leitura também são constantemente incentivadas por meio da Biblioteca O Pequeno Príncipe e de carrinhos itinerantes, que garantem o acesso aos livros para pacientes que não podem sair dos leitos.