Arte coletiva proporciona mais cor e alegria na entrada de colaboradores

Notícias

Arte coletiva proporciona mais cor e alegria na entrada de colaboradores do Hospital

A iniciativa, que contou com a participação de profissionais da instituição, faz parte do projeto Vamos Fazer Juntos, que tem o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada
02/06/2022
arte coletiva
Para os profissionais, a experiência foi fantástica e proporcionou ainda mais alegria ao passar pelo local.

Uma das mais significativas formas de expressão é a arte, que representa histórias, culturas e emoções. Com o objetivo de promover convivências criativas, o projeto cultural Vamos Fazer Juntos resultou em três grandes painéis de azulejos cerâmicos montados na entrada de colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe. As artes foram produzidas pelos profissionais da instituição, com a curadoria do arte-educador André Mendes.

O projeto, que conta com o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, teve o intuito de provocar o encontro por meio da arte e proporcionar diversão em conjunto, despertando o melhor de cada participante. Cerca de 500 profissionais da instituição tiveram suas artes representadas nos murais.

artista andré mendes
O projeto contou com a curadoria do arte-educador André Mendes | Lucas Amorim

“A ideia surgiu durante a pandemia, quando as pessoas precisaram ficar em casa reclusas em prevenção ao coronavírus. O objetivo foi produzir um material que funcionasse como um fio invisível, convidando as pessoas a estarem juntas de outra forma, fugindo dos afazeres do dia a dia, possibilitando conexões em formato de brincadeira”, explica o artista André Mendes.

Para os profissionais, a experiência foi fantástica e proporcionou ainda mais alegria para quem passa pelo local. “Participei da confecção dos azulejos e foi muito terapêutico. Fiz junto da minha família, e eles até pediram para fazermos mais vezes. O resultado final trouxe ainda mais vida aos corredores do Hospital”, pontua a supervisora de higiene, Deise Cristiniane Silva.

arte mural de azulejos
Cerca de 500 profissionais da instituição tiveram suas artes representadas nos murais | Lucas Amorim

Obra de arte coletiva

Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, colaboradores e médicos que atendem no Hospital receberam um kit contendo quatro peças de azulejo e decalques. Cada um levou seu kit para casa, fez sua própria arte e devolveu para que o processo tivesse continuidade. Após essa etapa, os azulejos foram queimados para que a arte ficasse permanente e separados de forma que uma peça se encaixasse na outra, e assim fosse possível montar um mural de obra de arte coletiva. Nem todos os azulejos foram fixados, pois alguns ficaram para reserva técnica. Ou seja, caso algum quebre ou sofra danos, será substituído com segurança.

Sobre o projeto Vamos Fazer Juntos

Como parte desse projeto, em março deste ano, também foi lançado o livro “Vamos Fazer Juntos”. De autoria do artista André Mendes e da psicóloga Priscyla Alma, a publicação lúdica é voltada para todas as idades e apresenta práticas artísticas para serem realizadas coletivamente. Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada e conta com patrocínio das empresas Blau Farmacêutica, Guararapes, M.A. Máquinas, Plaenge, A. Yoshii, Agrosul Catarinense, Serdia e Boulos.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

Painéis de azulejos cerâmicos foram montados na entrada de colaboradores do Hospital | Lucas Amorim

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais