Arte coletiva proporciona mais cor e alegria na entrada de colaboradores

Notícias

Arte coletiva proporciona mais cor e alegria na entrada de colaboradores do Hospital

A iniciativa, que contou com a participação de profissionais da instituição, faz parte do projeto Vamos Fazer Juntos, que tem o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada
02/06/2022
arte coletiva
Para os profissionais, a experiência foi fantástica e proporcionou ainda mais alegria ao passar pelo local.

Uma das mais significativas formas de expressão é a arte, que representa histórias, culturas e emoções. Com o objetivo de promover convivências criativas, o projeto cultural Vamos Fazer Juntos resultou em três grandes painéis de azulejos cerâmicos montados na entrada de colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe. As artes foram produzidas pelos profissionais da instituição, com a curadoria do arte-educador André Mendes.

O projeto, que conta com o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, teve o intuito de provocar o encontro por meio da arte e proporcionar diversão em conjunto, despertando o melhor de cada participante. Cerca de 500 profissionais da instituição tiveram suas artes representadas nos murais.

artista andré mendes
O projeto contou com a curadoria do arte-educador André Mendes | Lucas Amorim

“A ideia surgiu durante a pandemia, quando as pessoas precisaram ficar em casa reclusas em prevenção ao coronavírus. O objetivo foi produzir um material que funcionasse como um fio invisível, convidando as pessoas a estarem juntas de outra forma, fugindo dos afazeres do dia a dia, possibilitando conexões em formato de brincadeira”, explica o artista André Mendes.

Para os profissionais, a experiência foi fantástica e proporcionou ainda mais alegria para quem passa pelo local. “Participei da confecção dos azulejos e foi muito terapêutico. Fiz junto da minha família, e eles até pediram para fazermos mais vezes. O resultado final trouxe ainda mais vida aos corredores do Hospital”, pontua a supervisora de higiene, Deise Cristiniane Silva.

arte mural de azulejos
Cerca de 500 profissionais da instituição tiveram suas artes representadas nos murais | Lucas Amorim

Obra de arte coletiva

Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, colaboradores e médicos que atendem no Hospital receberam um kit contendo quatro peças de azulejo e decalques. Cada um levou seu kit para casa, fez sua própria arte e devolveu para que o processo tivesse continuidade. Após essa etapa, os azulejos foram queimados para que a arte ficasse permanente e separados de forma que uma peça se encaixasse na outra, e assim fosse possível montar um mural de obra de arte coletiva. Nem todos os azulejos foram fixados, pois alguns ficaram para reserva técnica. Ou seja, caso algum quebre ou sofra danos, será substituído com segurança.

Sobre o projeto Vamos Fazer Juntos

Como parte desse projeto, em março deste ano, também foi lançado o livro “Vamos Fazer Juntos”. De autoria do artista André Mendes e da psicóloga Priscyla Alma, a publicação lúdica é voltada para todas as idades e apresenta práticas artísticas para serem realizadas coletivamente. Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada e conta com patrocínio das empresas Blau Farmacêutica, Guararapes, M.A. Máquinas, Plaenge, A. Yoshii, Agrosul Catarinense, Serdia e Boulos.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

Painéis de azulejos cerâmicos foram montados na entrada de colaboradores do Hospital | Lucas Amorim

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais