Pequeno Príncipe celebra 50 anos das residências

Notícias

Pequeno Príncipe celebra 50 anos da formação de pediatras e outras especialidades médicas

A solenidade reuniu 67 residentes, pais e amigos na primeira formatura pós-ápice da pandemia
02/03/2023
50 anos das residências
A solenidade também celebrou os 50 anos das residências da instituição.

A noite de terça-feira, dia 28, vai ficar marcada para os formandos dos programas de residência e especialização médica do Pequeno Príncipe. Os 67 profissionais de 23 cursos receberam seus certificados de conclusão em uma celebração especial que marcou também os mais de 50 anos das residências da instituição. Após dois anos, devido à COVID-19, a solenidade voltou a ter a presença de familiares e amigos.

O Pequeno Príncipe é considerado o berço da pediatria no Paraná e um dos maiores centros de ensino nessa especialidade no Brasil. Os profissionais formados no Hospital atuam em diferentes instituições do país.

50 anos das residências
A entrega do prêmio de melhor trabalho científico de 2022 teve muita emoção.

Destaque

Windira Marhalle Simião Nunes Venâncio Andrade, de Recife, deixou a enfermagem para dedicar-se à medicina. A sonhada especialização em Anestesiologia Pediátrica foi concluída com muita emoção e com o prêmio de melhor trabalho científico de 2022.

“Saí de Recife para fazer a especialização aqui. Como diz Guimarães Rosa, ‘é junto dos bão que a gente fica mió’, e eu precisava ser treinada pelos melhores profissionais. Tenho muito a acrescentar na anestesia pernambucana e quero muito poder exercer tudo o que eu aprendi também para as crianças do SUS. Eu tenho boa vontade, mas eu também precisava ter conhecimento para isso”, contou a especialista.

50 anos das residências
A formatura contou com a presença da diretoria do Complexo e também com autoridades da saúde.

Agradecimentos

“Muito obrigada a todos vocês que possibilitam ao Pequeno Príncipe ser essa organização única, que cuida das pessoas, multiplica conhecimento, busca novos métodos de diagnóstico e tratamento, sempre mobilizando a sociedade e valorizando o núcleo familiar. Esse é um momento especial, e quero que saibam da nossa imensa alegria em compartilhar essa história com cada um de vocês. Parabéns a todos”, disse Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

O diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimmer Giamberardino Filho, ressaltou o sentimento de gratidão. “Quero agradecer, em nome da instituição, por estarem conosco em todos esses anos aprendendo uma forma de fazer medicina científica, humana, com temperança e empatia. Em nosso cenário hospitalar e ambulatorial, esperamos ter transmitido para vocês todos os nossos valores também, pois o conhecimento na medicina é importante, mas não é tudo, porque a relação médico-paciente é fundamental, e nossas atitudes também são. Agradeço toda a trajetória de vocês, por ter convivido e aprendido com vocês também.”

“Em nome da Faculdades Pequeno Príncipe, gostaria de parabenizar a todos os nossos residentes, que hoje concluem mais uma etapa de sua formação. Vocês escolheram como profissão o cuidado, que para nós se traduz em cuidado solidário e humanizado. A etimologia da palavra cuidado vem de cura e coração, então nosso desejo é que vocês possam continuar essa trajetória levando todo o conhecimento técnico-científico, ético e humano”, frisou Patrícia Forte Rauli, diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe.

Os programas de residência e especialização médica

Há 50 anos, o Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como instituição formadora em residências médicas. Berço da pediatria no Paraná, recebe, desde a década de 1930, estudantes de Medicina, à época, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal.

Hoje, a instituição oferece seis programas de residência médica: Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Cancerologia Pediátrica, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, e Medicina da Família e Comunidade; e nove cursos de especialização em Saúde da Criança e do Adolescente, sendo nas áreas de Cardiologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Nefrologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Nutrologia, Reumatologia e Pneumologia Pediátrica. Além disso, o Pequeno Príncipe desempenha papel fundamental na formação de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área de saúde.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

23/12/2024

2024 no Pequeno Príncipe: conquistas e realizações marcaram o ano

A instituição celebrou marcos na assistência, no ensino e na pesquisa, e se fortaleceu para ampliar o impacto e perenizar a missão
19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
Ver mais