4 dicas para semear e promover a amizade na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

4 dicas para semear e promover a amizade na infância

Nesta quarta-feira, dia 20, é comemorado o Dia do Amigo. Por conta disso, o Pequeno Príncipe preparou dicas especiais para esse momento tão importante na vida das crianças
20/07/2016

DSC_0202Grandes amigos nascem de pequenos gestos e sentimentos cultivados diariamente. Nesta quarta-feira, dia 20, é celebrado o Dia do Amigo. Pensando nisso e na importância dessas relações pessoais durante a infância, o Hospital Pequeno Príncipe separou algumas dicas imprescindíveis para semear e promover esse vínculo. Confira!

1 – Estimule seu filho a ter amigos
Os pais e responsáveis devem incentivar os pequenos a estabelecer relações de amizade. Como? “Promover encontros entre os colegas e deixar que eles tenham autonomia no desenvolvimento desses relacionamentos é um bom começo”, destaca a coordenadora do setor de psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley. Além disso, ter amigos é um dos primeiros passos no processo de inclusão social da criança.

2 – Valorize as relações de amizade
É com elas que os pequenos aprendem a ter limites e a tratar o próximo com alteridade, ou seja, colocando-se no lugar dele. “A amizade torna as pessoas melhores pelo autoconhecimento. Um amigo pode apontar nossos defeitos e qualidades e nos estimular a melhorar, sem que fiquemos chateados”, aponta a psicóloga. “Resumindo, ter um amigo é tudo de bom”, completa Ângela.

3 – Seja um bom amigo
Pais e responsáveis também devem ser bons amigos. Porém, não podem se esquecer que exercem uma posição de maior autoridade. “É importante estabelecer uma relação de amizade com os filhos, ter um diálogo aberto e saber ouvir. Porém, os pais devem lembrar de impor limites e também orientar sempre que necessário”, explica a psicóloga.

4 – Cuidado com os amigos imaginários
Grande parte das crianças, com maior frequência nas que são filhos únicos ou passam mais tempo sozinhas, têm amigos imaginários. Saber lidar com a situação é fundamental. “Isso não é um problema, ao contrário, é normal. Porém, os pais devem ficar atentos, não incentivar, mas aceitar. Brigar com o filho e dizer que o amiguinho não existe, não é a solução”, observa Ângela.

+ Notícias

14/08/2025

Dermatite de fralda: como identificar e prevenir?

A reação inflamatória é uma das doenças cutâneas mais frequentes entre bebês
11/08/2025

Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe 2025 bate recorde de inscritos

A edição deste ano reuniu 3.600 participantes, de todas as idades, e emocionou com histórias de superação
06/08/2025

Banho do bebê: veja dicas para um momento mais prazeroso

Um ambiente calmo e preparado transforma a rotina em um ritual de cuidado, confiança e amor
24/07/2025

Hospital Pequeno Príncipe recebe Fórum Municipal dos Direitos da Criança

Encontro realizado no Hospital promove articulação entre instituições e reflexão sobre desafios históricos e atuais na garantia de direitos de crianças e adolescentes
20/07/2025

Qual é a importância da amizade na infância?

Entenda como ela influencia o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança
13/07/2025

Sharenting: os riscos da superexposição de crianças nas redes sociais

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os impactos negativos dessa prática no desenvolvimento infantil e na segurança de meninos e meninas
Ver mais