24 de março, Dia Mundial da Tuberculose: o diagnóstico precoce faz a diferença - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

24 de março, Dia Mundial da Tuberculose: o diagnóstico precoce faz a diferença

A doença é infecciosa, de transmissão aérea e afeta prioritariamente os pulmões. Apesar disso, ela tem cura.
24/03/2016

apj_dia mundial da tuberculose-01O Brasil está entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistentes aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

Por conta dos altos índices e para conscientizar a população sobre o tema, nesta quinta-feira, dia 24, é lembrado o Dia Mundial da Tuberculose. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, em 1882, pelo médico Robert Koch. Esse foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da tuberculose que, na época, vitimou grande parcela da população mundial.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa, de transmissão aérea e afeta prioritariamente os pulmões. Apesar disso, ela tem cura. “É muito importante estar atento aos sintomas. Tosse crônica por mais de três semanas, perda de peso e febre baixa no final do dia. Além disso, a presença de sangue na tosse também é motivo suficiente para procurar um médico o mais rápido possível”, explica o infectologista pediátrico, vice-diretor-técnico e coordenador de Emergência do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Junior.

De acordo com o médico, a chance de cura é de praticamente 100% se houver o diagnóstico precoce. “É fundamental saber o quanto antes da infecção, porque os medicamentos não são encontrados em farmácias e têm que ser solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta.

A boa alimentação, aliada com a correta hidratação do corpo e a uma rotina constante de atividades físicas, ajudam na prevenção da tuberculose. “Tais características não previnem apenas essa doença, mas reforçam o sistema imunológico das crianças e auxiliam no combate a outras enfermidades também”, diz o profissional.

Teste para detecção de tuberculose
O teste PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês), responsável por diagnosticar a tuberculose em estágio inicial, voltou a ser oferecido no Brasil. O exame ficou suspenso desde 2014, porque o laboratório produtor dos kits, na Dinamarca, foi vendido. Apesar dos procedimentos alternativos adotados para detectar a doença, esse teste é considerado mais barato e rápido, e volta a trazer expectativa para o tratamento preventivo da tuberculose.

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais