24 de março, Dia Mundial da Tuberculose: o diagnóstico precoce faz a diferença - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

24 de março, Dia Mundial da Tuberculose: o diagnóstico precoce faz a diferença

A doença é infecciosa, de transmissão aérea e afeta prioritariamente os pulmões. Apesar disso, ela tem cura.
24/03/2016

apj_dia mundial da tuberculose-01O Brasil está entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistentes aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

Por conta dos altos índices e para conscientizar a população sobre o tema, nesta quinta-feira, dia 24, é lembrado o Dia Mundial da Tuberculose. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, em 1882, pelo médico Robert Koch. Esse foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da tuberculose que, na época, vitimou grande parcela da população mundial.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa, de transmissão aérea e afeta prioritariamente os pulmões. Apesar disso, ela tem cura. “É muito importante estar atento aos sintomas. Tosse crônica por mais de três semanas, perda de peso e febre baixa no final do dia. Além disso, a presença de sangue na tosse também é motivo suficiente para procurar um médico o mais rápido possível”, explica o infectologista pediátrico, vice-diretor-técnico e coordenador de Emergência do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Junior.

De acordo com o médico, a chance de cura é de praticamente 100% se houver o diagnóstico precoce. “É fundamental saber o quanto antes da infecção, porque os medicamentos não são encontrados em farmácias e têm que ser solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta.

A boa alimentação, aliada com a correta hidratação do corpo e a uma rotina constante de atividades físicas, ajudam na prevenção da tuberculose. “Tais características não previnem apenas essa doença, mas reforçam o sistema imunológico das crianças e auxiliam no combate a outras enfermidades também”, diz o profissional.

Teste para detecção de tuberculose
O teste PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês), responsável por diagnosticar a tuberculose em estágio inicial, voltou a ser oferecido no Brasil. O exame ficou suspenso desde 2014, porque o laboratório produtor dos kits, na Dinamarca, foi vendido. Apesar dos procedimentos alternativos adotados para detectar a doença, esse teste é considerado mais barato e rápido, e volta a trazer expectativa para o tratamento preventivo da tuberculose.

+ Notícias

20/03/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Transplante cardíaco pediátrico e o desafio da escolha do órgão

Três crianças e adolescentes ganharam um novo coração no Pequeno Príncipe em 2022
17/03/2023

Síndrome de Down: ouvir também é uma forma de inclusão

Além dos estímulos certos para que meninos e meninas possam expressar-se plenamente, é preciso escutá-los com amor e afeto
15/03/2023

Como minimizar o desconforto de bebês e crianças na hora da vacina?

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe utiliza técnicas e dá dicas de formas para tornar a experiência menos dolorida aos pequenos
09/03/2023

O que você precisa saber sobre a doença renal crônica na infância

O Hospital Pequeno Príncipe, que oferece todas as modalidades de tratamento para a DRC, apoia a campanha do Dia Mundial do Rim, que chama atenção para a saúde desse órgão
07/03/2023

Encontro das Violetas reúne apoiadoras do Pequeno Príncipe

Evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher atraiu mais de cem participantes
06/03/2023

Violência contra crianças e adolescentes no pós-pandemia é tema de encontro

Pequeno Príncipe sediou conferência livre com agentes da Rede de Proteção para refletir sobre o contexto atual
Ver mais