Hospital Pequeno Príncipe celebra 105 anos

Notícias

Pequeno Príncipe: 105 anos de contribuições à saúde infantojuvenil

Neste aniversário, conheça mais sobre o legado centenário reconhecido internacionalmente e os projetos futuros da instituição
26/10/2024
Hospital Pequeno Príncipe celebra 105 anos
O Hospital Pequeno Príncipe celebra 105 anos de dedicação à saúde infantojuvenil.

Em 26 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe celebra 105 anos. Ao longo de mais de um século – a partir da excelência de uma equipe de profissionais –, a instituição se consolidou como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina e um dos melhores hospitais que atuam com pediatria no mundo.

Reconhecido internacionalmente na área de pediatria, o Hospital Pequeno Príncipe tem uma história de referência em saúde infantojuvenil, especialmente em casos de alta e média complexidade, que une inovação, excelência técnico-científica, equipes multidisciplinares, cuidado humanizado e infraestrutura em constante renovação.

Assim, é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, oferecendo atendimento em 47 especialidades e áreas de atuação da pediatria, com o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes.

Hospital Pequeno Príncipe celebra 105 anos
A instituição é um centro de referência em diagnóstico e tratamento que já transformou milhares de vidas.

A democratização do acesso à saúde é um dos pilares do Pequeno Príncipe, que desenvolve iniciativas voltadas para a garantia de direitos que englobam também o acesso à educação, à cultura, ao lazer, ao fortalecimento do vínculo familiar, entre outros.

“As pessoas que se dedicam à causa da saúde sabem exatamente o valor de uma vida. Ainda mais de crianças que têm sua jornada pela frente, que deve e precisa ser seguida com as melhores condições e bem-estar, para que possam aproveitar tudo que uma vida saudável possa dar a elas, seja do encanto de estar vivo, seja da beleza de viver”, afirma a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – mantenedora do Hospital –, Ety da Conceição Gonçalves Forte.

Expandindo horizontes

Com um legado centenário e pensando no futuro, o Pequeno Príncipe reforça o compromisso em fazer mais e melhor pela saúde infantojuvenil com o início das obras do Pequeno Príncipe Norte, o projeto de expansão que está sendo construído no bairro Bacacheri, na Região Norte de Curitiba.

A execução da infraestrutura inicial está sendo custeada com recursos próprios, e para a construção da primeira etapa do projeto há investimentos viabilizados pelo Governo do Estado do Paraná, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), bancada federal do Paraná e governo federal, por meio da Itaipu Binacional.

“Sonhamos com o dia em que nenhuma criança precise de hospital. Por isso, investimos em assistência, ensino e pesquisa. Enquanto esse dia não chega, queremos estar preparados para recebê-las com qualidade e efetividade, aprimorando todo o ecossistema da saúde, em especial o segmento pediátrico”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

A primeira etapa – prevista para terminar em 2026 – compreende a edificação de um hospital-dia com três pavimentos (7,2 mil metros quadrados), além de um jardim botânico, um centro de recepção aos visitantes, estufas, estacionamento, guaritas e sede administrativa.O projeto também engloba a transferência das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – que integram o Complexo junto com o Hospital –, bem como a construção de um hospital de alta complexidade, um centro cultural e um prédio de ambulatórios.

Jogo lendário em prol da vida

Para marcar os 105 anos do Hospital, assim como a primeira celebração do Dia do Rei Pelé (19 de novembro), que contou com liderança decisiva do Complexo Pequeno Príncipe para a sua criação, será realizado um grande evento esportivo. O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena, vai reunir  lendas do futebol em prol da causa da saúde infantojuvenil.

De um lado estará o Barça Legends, com uma equipe formada por grandes nomes que já defenderam o clube catalão. Do outro, a Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends entrará em campo sob o comando do técnico Mano Menezes, contando com diversos craques. O elenco todo pode ser conhecido aqui.

Dessa forma, será um grande jogo pela ciência e pela vida. Adquira seu ingresso aqui e celebre junto com o Pequeno Príncipe!

Legado centenário do Hospital na promoção da saúde

  • Protagonista e mobilizador social, com uma história que começa em 1919 com um grupo de mulheres do Grêmio das Violetas a partir do sonho de prestar assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.
  • Berço da pediatria no Paraná e formação de profissionais da saúde, desde 1970, com programas de residência, especializações e estágio nas áreas médica, evoluiu no ensino levando à criação da Faculdades Pequeno Príncipe, há 20 anos.
  • Pioneiro em práticas de humanização, que garantem direitos fundamentais.
  • Pioneiro em oncologia pediátrica, é um dos maiores do Paraná e referência para todo o Brasil.
  • Inovador com o primeiro prédio totalmente projetado para o atendimento infantil, segue ampliando e projeta o Pequeno Príncipe Norte.
  • Pioneiro no Paraná em terapia intensiva exclusiva ao público infantojuvenil, é referência no atendimento a doenças de alta e média complexidade.
  • Pioneiro e referência em transplantes de órgãos e tecidos ao público infantojuvenil:
    transplante renal é um dos serviços mais completos do Brasil, com diálise peritoneal e hemodiálise;
    centro de referência para transplante cardíaco;
    responsável por 11% dos transplantes de medula óssea (TMO) pediátricos do país e referência na América Latina em TMO para doenças raras;
    único no Paraná e um dos quatro centros brasileiros a realizar transplante hepático em pacientes com menos de dez quilos.
  • Vanguarda mundial de melhores práticas ambientais, sendo o primeiro hospital pediátrico do Brasil a neutralizar a emissão de gases do efeito estufa.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
05/12/2024

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
Ver mais