Paciente Gabriel Henrique Alves dos Santos - Hospital Pequeno Príncipe

Paciente Gabriel Henrique Alves dos Santos

“Nós somos de Cacoal, Rondônia. Aos 9 meses, o Gabriel ficou muito doente. Ele foi diagnosticado com síndrome nefrótica e foi levado para a capital, Porto Velho. Como não havia tratamento, ficamos em busca de hospitais pediátricos pelo Brasil. Nos enviaram para São Paulo e para o Rio Grande do Sul, mas só no Pequeno Príncipe aceitaram o caso. Com 2 anos de idade, ele começou com a hemodiálise e, com 4 anos, foi transplantado. Vai fazer 14 anos que ele fez o transplante renal e está muito bem, com a vida normal. Todo o tratamento foi pelo SUS. O Hospital nunca nos cobrou nada. Só tenho a agradecer ao Pequeno Príncipe, foi tudo maravilhoso. Foram 18 anos na instituição, então conhecemos muita gente, fizemos muitas amizades. Vamos levar cada um para a vida toda. Os profissionais aqui são diferentes de outros lugares. Meu filho tinha acompanhamento de um educador quando fazia hemodiálise, era muito importante. Ele conversava, brincava e jogava jogos educativos com o Gabriel. Também contamos com a Casa de Apoio, e era ótimo ficar perto dele e acompanhar o tratamento. As pessoas não têm noção do que é o Hospital Pequeno Príncipe. Como o Gabriel não é mais um paciente pediátrico por conta da idade, agora vamos seguir o acompanhamento dele em outra instituição de saúde. Nós mudamos, mas o Pequeno Príncipe continua em nossos corações.”

Ildete dos Santos, mãe do paciente Gabriel Henrique Alves dos Santos. Há 14 anos, o paciente realizou o transplante renal no Hospital Pequeno Príncipe. Todo o atendimento de Gabriel foi via Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente teve o suporte da equipe multiprofissional do Hospital e contou com a estrutura da Casa de Apoio.

Depoimento do paciente Gabriel

“Lembro de pedir carrinhos e quebra-cabeça no Voluntariado. Lembro também dos enfermeiros, fiz muitos amigos enfermeiros no Hospital. Foi uma surpresa saber que eu tinha uma foto com o Pelé. Foi genial ter conhecido ele. Nunca achei que isso iria acontecer em um hospital, foi uma oportunidade única.”

Durante uma visita de Pelé ao Pequeno Príncipe, foi registrada uma foto de Gabriel, ainda bebê, no colo do Rei do Futebol.

Ver menos