Doença celíaca
O que é?
A doença celíaca é uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo), que afeta o intestino delgado. Ela é desencadeada pela ingestão de glúten (proteína presente em grãos como trigo, centeio e cevada).
Nas crianças que têm essa doença, o glúten causa uma resposta inflamatória, danificando as vilosidades do intestino delgado (dobras na parede do intestino), prejudicando a absorção de nutrientes. Essa inflamação e a má absorção podem desencadear diversos sintomas e complicações no próprio intestino e em outros órgãos e sistemas do corpo humano.
Quando acontece a doença celíaca?
A doença celíaca é uma das doenças genéticas mais comuns na infância e ocorre em crianças que têm predisposição (histórico de casos na família). Também são consideradas do grupo de risco crianças com diabete melito tipo 1, síndrome de Down e tireoidite autoimune.
Causas
- Predisposição genética associada à exposição ao glúten
Sintomas possíveis
- Diarreia
- Dor abdominal
- Distensão abdominal (aumento de gases)
- Perda de peso ou pouco ganho de peso
- Baixa estatura
- Atraso de puberdade
- Diminuição da musculatura glútea
- Constipação (prisão de ventre)
- Náusea e/ou vômito
- Diminuição do apetite
- Alteração no esmalte dos dentes
- Anemia
- Fraqueza
- Redução da densidade óssea (osteopenia, osteoporose)
- Dores articulares
- Alterações neurológicas ou psiquiátricas
- Dermatite herpetiforme (lesões avermelhadas com formação de pequenas bolhas que causam coceira)
Diagnóstico
Para o diagnóstico correto, o médico vai analisar o histórico da criança e fazer um exame físico. Ele pode pedir exames de sangue e uma endoscopia digestiva alta com biópsias do intestino delgado, para confirmar a presença da doença e eliminar outras possibilidades.
Aviso aos responsáveis: O glúten não deve ser retirado da dieta da criança até que o diagnóstico de doença celíaca seja realmente confirmado. Siga sempre a orientação do pediatra.
Tratamento para a doença celíaca
Atualmente não existe cura para a doença celíaca. Quando o tratamento é realizado de forma adequada, as crianças podem ter uma vida livre de sintomas. O tratamento se baseia na retirada do glúten da dieta e no acompanhamento clínico e nutricional do paciente.
Você sabia? No Brasil, é obrigatório constar no rótulo dos alimentos industrializados se há glúten na composição. Procure observar as etiquetas, pois existem muitos produtos sem glúten disponíveis no mercado.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Viver com a doença celíaca e ter qualidade de vida é possível se a criança faz o acompanhamento adequado.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.