Constipação intestinal
O que é?
A constipação intestinal (prisão de ventre) acontece quando a criança sente dor e/ou dificuldade para evacuar, tem fezes endurecidas e diminuição na frequência com que vai ao banheiro.
As fezes podem ser em formato de cíbalos (“bolinhas”) ou mais dilatadas, largas. Algumas crianças desenvolvem incontinência fecal (escape de fezes sem que elas sintam que estão evacuando).
Quando acontece a constipação intestinal?
É comum na infância e pode estar associada a outras doenças, ocorrendo tanto em crianças pequenas quanto em adolescentes.
Causas
- Dieta pobre em fibras
- Sedentarismo
- Situações emocionais e mudanças na rotina
- Hipercalcemia (concentração de cálcio no sangue superior ao normal)
- Hipocalemia (concentração de potássio no sangue inferior ao normal)
- Hipotireoidismo (problema na tireoide)
- Doença celíaca
- Fibrose cística
- Doença de Hirschsprung
- Anomalias no ânus ou no reto
- Doenças neurológicas (ex.: paralisia cerebral)
- Reação ao uso de determinados medicamentos (ex.: codeína e antiácidos)
- Anormalidades na medula espinhal
- Dieta com excesso de leite e derivados
Sintomas possíveis da constipação intestinal
- Ausência de evacuação por vários dias ou duas ou menos evacuações por semana
- Fezes endurecidas, calibrosas ou em cíbalos (“bolinhas”)
- Distensão abdominal (aumento de gases)
- Dor abdominal
- Diminuição do apetite
- Incontinência fecal (fezes amolecidas em pequena ou grande quantidade que sujam a roupa íntima)
- Sensação de saciedade precoce (criança não consegue mais comer e se diz satisfeita com pouca quantidade de alimento)
- Presença de sangue no papel higiênico ou nas fezes
- Infecções do trato urinário (quando associada a outros sintomas descritos)
Fique atento! Se a criança tem duas ou menos evacuações na semana, sente dor ou precisa fazer muito esforço ao ir ao banheiro, elimina fezes de grande calibre (inclusive com possibilidade de entupir o vaso sanitário) ou solta espontaneamente fezes na roupa, converse com o pediatra.
Diagnóstico
A maioria das crianças é diagnosticada por meio do histórico de saúde e exame físico em consulta médica. No entanto, se a constipação não se resolve com medidas terapêuticas, alguns exames podem ser indicados para investigar o quadro clínico, como exames de sangue, radiografia de abdômen, biópsia retal, manometria anorretal ou colônica (para verificar a pressão de partes do trato digestivo) e ressonância da coluna.
Tratamento para constipação intestinal
O tratamento da constipação é feito por meio de um programa terapêutico que inclui reorganização do hábito intestinal da criança, esvaziamento das fezes e tratamento de manutenção. Pode incluir também mudanças no estilo de vida, com reorganização alimentar e exercícios físicos, treinamento de evacuação, medicações, terapia e, em casos muito específicos, cirurgia.
Alerta para os responsáveis: quem determina a melhor abordagem para tratar a constipação em cada criança é o pediatra. Não dê laxantes ou outras medicações sem orientação médica adequada.
Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
No início dos sintomas, deve ser agendada consulta com um pediatra para orientação do melhor tratamento. Em casos em que não há melhora com o tratamento habitual, procure um gastroenterologista pediátrico.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de ter uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.