“Caixa Mágica”: criações de pacientes são expostas ao público

Notícias

“Caixa Mágica”: criações de pacientes são expostas ao público

A mostra, que celebra o mês das crianças, é gratuita e pode ser visitada até o fim de novembro
15/10/2024

Caixa Mágica

A Caixa Cultural Curitiba se transforma em um universo de superpoderes com a exposição “Caixa Mágica”. O projeto reúne obras de pacientes e de artistas convidados criadas em oficinas de artes plásticas realizadas no Hospital Pequeno Príncipe. As confecções utilizam materiais recicláveis da própria instituição, que foram ressignificados com o olhar único de cada criança e adolescente. A mostra tem entrada gratuita, conta com audiodescrição e pode ser visitada até o dia 24 de novembro.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Elisa Cordeiro Brito, o tema possibilitou que os pequenos pudessem explorar a imaginação, mesmo durante a rotina hospitalar. “Conviver com crianças é enriquecedor, pois nos permite um vislumbre do que é escapar do mundo concreto, com sua rotina intensa e cheia de tarefas. De repente, como um passe de mágica, estávamos viajando e pensando coletivamente”, afirma. “A troca entre pais, cuidadores e pacientes foi enriquecedora. Como resultado, tivemos objetos maravilhosos que todos criaram, abordando o mesmo tema, mas de maneiras tão diversas”, complementa Elisa.

Oficinas criativas e artistas envolvidos na “Caixa Mágica”

O projeto, viabilizado pela Lei Rouanet, tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada e conta com apoio da Caixa Cultural de Curitiba. Desde maio, já foram realizadas mais de 70 oficinas. Essas ações foram conduzidas por quatro artistas: Kátia Horn, André Mendes, Verônica Fukuda e Romã Rettamozo. Ao longo desse período, cerca de 600 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram ativamente das confecções.

Caixa Mágica

Capacetes mágicos com Kátia Horn

Kátia Horn liderou a criação de capacetes mágicos feitos de caixas de remédio. “A oficina tinha a intenção de provocar nas crianças oportunidades de transformação, tanto dos materiais recicláveis quanto das condições energéticas e criativas. Penso que funcionou, porque as famílias se envolveram com muita intensidade no processo de criar superpoderes por meio dos objetos construídos”, destaca. Os skatistas olímpicos Augusto Akio e Luigi Cini, em visita ao Hospital Pequeno Príncipe, também participaram de uma das oficinas ministradas pela artista.

Gravuras em isopor com André Mendes

André Mendes utilizou a técnica da gravura em isopor para incentivar a conexão e o trabalho em equipe entre os pacientes e seus acompanhantes. “A isoporgravura é simples, mas o mais importante é o momento de observação, concentração e troca criativa. A experiência, com dinâmicas que incentivam a interação, como desenhar no ar e criar ilustrações juntos em papel, foi transformadora para mim. Essa conexão e descontração tornaram a experiência muito rica.”

Personagens com enfoque nos olhos com Verônica Fukuda

Verônica Fukuda incentivou a criação de personagens com ênfase nos olhos, que ela descreve como janelas que ligam o mundo interno com o externo e como um canal de comunicação poderoso. “Isso motivou a temática da oficina, e o resultado disso foi criar um espaço no cotidiano de todos para que estivéssemos 100% no momento presente: imaginando, criando, elaborando e divertindo-se.”

Armaduras e braceletes com Romã Rettamozo

Romã Rettamozo orientou a produção de armaduras e braceletes, com o intuito de despertar o superpoder adormecido dentro de cada criança e transformá-lo em objetos tangíveis. “O processo envolveu levar as famílias e crianças a refletirem sobre suas preferências – o que gostam de comer, o que as faz sorrir e o que lhes traz conforto. Na exposição, será possível ver um pouco dos frutos desse trabalho. Porém, o maior resultado ficou guardado no coração e sorriso de cada família que se engajou.”

Caixa Mágica

Impacto positivo nas crianças e familiares

Para Carol Seelen, madrasta da paciente Lara, que participou das oficinas com os quatro artistas, a experiência impactou positivamente vários aspectos da vida da criança. “Além de expressar suas emoções e sentimentos, isso a distraiu das preocupações com a hospitalização e permitiu que socializasse com outras crianças. O ambiente contribuiu para que ela desenvolvesse sentimentos de pertencimento e empoderamento. A oficina Caixa Mágica deixou registros afetivos, criativos e sociais na memória dela e na minha também. Era mais um pilar de suporte para as crianças e os acompanhantes”, destacou.

Serviço – exposição “Caixa Mágica”

Data: até 24 de novembro de 2024
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h
Local: Caixa Cultural Curitiba – Galeria Mezanino (Rua Conselheiro Laurindo n.º 280, centro)
Ingressos: entrada franca
Mais informações: (41) 4501-8722 e Instagram @caixamagicaexp

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

15/10/2024

“Caixa Mágica”: criações de pacientes são expostas ao público

A mostra, que celebra o mês das crianças, é gratuita e pode ser visitada até o fim de novembro
11/10/2024

Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends: jogadores confirmados

Saiba como adquirir os ingressos para a partida solidária, que será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
09/10/2024

Bronquite e bronquiolite: quais são as diferenças?

Saber diferenciar as doenças é essencial para a garantia de tratamento adequado de crianças e adolescentes
03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
Ver mais