Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

Notícias

Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

O evento, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, contou com quatro painelistas que se basearam nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs)
12/09/2024
evento Impacto e Transformação
O objetivo do evento Impacto e Transformação foi de compartilhar informações sobre o impacto do investimento social privado.

O Hospital Pequeno Príncipe promoveu em São Paulo o encontro Impacto e Transformação para abrir o mês de setembro. O objetivo foi compartilhar com empresas informações sobre o impacto do investimento social privado. Na instituição, essas transformações podem ser vistas na ampliação de espaços, que se traduziram em mais leitos; na compra de novos equipamentos e medicamentos de alto custo, muitas vezes não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS); na implantação e refinamento de programas de humanização; no treinamento de colaboradores e nas iniciativas de inovação, seja na assistência ou na pesquisa. Tudo isso se transforma em mais oportunidades de vida com saúde para meninos e meninas de todo o Brasil.

O encontro foi dividido em três blocos, que percorreram a jornada de construção de uma agenda de impacto social nas empresas. Além disso, foi baseado nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs). Quatro painelistas compartilharam suas vivências na área: Juliana de Paula (diretora de Responsabilidade Social do BTG Pactual), Rayhanna Fernandes (gerente de Sustentabilidade & ESG da Protiviti Brasil), Renata Simioni (diretora da Jornada do Colaborador na empresa Grupo Boticário) e Rodrigo Löwen (gerente de Novos Projetos do Hospital Pequeno Príncipe). ​

Destaques do evento Impacto e Transformação

Os painelistas discorreram sobre os primeiros passos para a implantação de uma agenda de impacto social nas empresas. Nesse sentido, abordaram a definição das causas a serem apoiadas, passando pelo envolvimento dos colaboradores até a conexão com as agendas globais, como o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além disso, foi discutido sobre como fortalecer a atuação na área social. O mix entre apoiar iniciativas já existentes na sociedade e desenvolver projetos próprios foi apontado como uma boa alternativa para a atuação empresarial. Também se discutiu como mensurar o impacto na área social, já que muitas vezes as transformações levam tempo. É preciso ter metas, concordaram os painelistas, mas é fundamental ter sensibilidade para entender o que está acontecendo no campo e perceber que as mudanças sociais são mais sutis.

Os painelistas do evento Impacto e Transformação também abordaram os principais desafios para fortalecer a relação entre empresas e organizações do terceiro setor, potencializando o investimento social privado. Além disso, continuidade dos investimentos, regionalização das ações, bem como o olhar atento para dados foram algumas dicas compartilhadas. Também se destacou a necessidade de as organizações sociais refinarem seu relacionamento com os investidores e atuarem de forma mais integrada, somando forças em prol de uma causa comum.  Por exemplo, o Pacto Contra a Fome, uma coalizão que reúne governos, empresas e sociedade civil para enfrentar o problema.

A importância do investimento social

Por fim, a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, reforçou a importância do investimento social privado na instituição. “Resiliência e desejo de querer fazer mais sempre marcaram a nossa organização. As mulheres que fundaram o Hospital superaram muitos nãos, muitos preconceitos, mas não desistiram do seu sonho. E é isso que precisamos continuar fazendo. Precisamos sonhar muito e sonhar tudo o que as crianças têm direito. Nenhuma criança merece ser esquecida. Uma sociedade que cuida é uma sociedade próspera de felicidade e de desenvolvimento social”, finalizou.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais