Livro “Pratos do Brasil” ganha destaque entre internautas
O livro “Pratos do Brasil – Culinária Brasileira para Crianças”, escrito por Liana Leão e Luciana de Morais, tem sido bastante requisitado nos últimos dias por internautas. Isso por conta de uma publicação feita pela chef e apresentadora Bela Gil, na última semana, nas suas contas em redes sociais. Em visita ao Hospital Pequeno Príncipe em 27 de outubro, Bela conheceu a estrutura da instituição e recebeu como presente uma cópia da obra.
Encantada com o livro, ela publicou fotos do mesmo em sua página no Facebook e em sua conta no Instagram. E confidenciou: “eu e minha filhota amamos esse livro. Comida é cultura”. O sucesso entre seus seguidores foi instantâneo e muitos de seus fãs passaram a procurar o Pequeno Príncipe em busca de uma cópia da obra.
“Pratos do Brasil” foi lançado em junho de 2013, em Curitiba, com distribuição gratuita. Fruto do projeto cultural de mesmo nome, viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem como proposta estimular jovens leitores a conhecer um pouco da culinária típica de cada região do Brasil, incluindo toda a influência europeia, africana e indígena exercida, preservando, assim, hábitos e costumes alimentares.
Infelizmente, não há livros para venda. Em decorrência do sucesso da publicação, está sendo estudada a possibilidade de viabilizar a impressão de uma segunda edição para comercialização.
Sobre o projeto
O projeto cultural Pratos do Brasil foi realizado em 2012 e finalizado em 2013. Ele ofereceu aos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e seus acompanhantes a oportunidade de ter um contato diferente com a cultura brasileira, por meio de sua culinária. O livro voltado ao público infantojuvenil foi publicado pelo projeto, com receitas que valorizam ingredientes e a gastronomia nacional. Ele tem ilustrações de Heliana Grudzien e design de Guilherme Zamoner.
Além disso, foram realizadas oficinas de culinária, nas quais as crianças e os adolescentes internados no Pequeno Príncipe foram incentivados a brincar de mestre-cuca durante a internação. Nessas oportunidades, eles aprenderam sobre ingredientes nacionais, participaram da execução de receitas e as experimentaram, e conheceram um pouco mais da cultura do Brasil por meio da alimentação. Tudo sob a orientação de chefs parceiros da instituição.
O projeto foi patrocinado pelas empresas Carrefour; Metalesp; Red!Sul; Grupo Jufap; Bardusch; e FDF Latin America; e teve apoio do Complexo Pequeno Príncipe; Centro Europeu; e Porcini Trattoria.