Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Pequeno Príncipe sedia Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna
Uma manhã para aprofundar o conhecimento sobre cirurgia para distúrbios da coluna em crianças e adolescentes. Assim foi o sábado, dia 21, no Pequeno Príncipe para cirurgiões e profissionais da área de Ortopedia. O evento foi realizado em conjunto com AO Spine Latin America – líder global em educação e pesquisa inovadora em cirurgia da coluna.
“Este é o terceiro ano que promovemos no Hospital essa prática de educação de acordo com os princípios da AO Spine. Trabalhamos com a metodologia no formato de discussão em grupo. Para nós, é muito importante trazer cases para análise e aprofundamento no Pequeno Príncipe, que é um centro de referência no tratamento em deformidades complexas da população pediátrica no Brasil”, enfatiza o diretor do Programa Hospital Based Seminar da AO Spine, Luiz Gustavo Dal´Oglio da Rocha.
Destaques do Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna
As práticas interativas abordaram especialmente escoliose idiopática e neuromuscular – encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral – e espondilolistese – quando uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra, caracterizando a perda do alinhamento da coluna.
“Para este curso, apresentamos princípios fundamentais e conceitos atuais no diagnóstico e tratamento de patologias da coluna vertebral. Contamos com a participação de profissionais mais experientes e também de novos para que haja uma troca construtiva e efetiva de conhecimento”, destaca um dos coordenadores do evento, Luiz Muller Avila, ortopedista especializado em cirurgias para correção de deformidades na coluna vertebral e que atua no Pequeno Príncipe.
No decorrer das discussões, o médico especialista em cirurgias ortopédicas e deformidades da coluna, Carlos de Abreu Aguiar, que atende no Pequeno Príncipe há 20 anos e é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Scoliosis Research Society (SRS), acrescentou a importância de cada paciente ser cuidado de forma diferenciada. “Não tratamos somente a coluna. Para cada diagnóstico, há um tratamento específico. Nosso objetivo principal é proporcionar sempre melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirma.
- Veja também – Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência nacional
O ortopedista especialista em coluna, Daniel Cunha, que atua em Belo Horizonte, destaca a importância da participação em eventos como este. “O Pequeno Príncipe é uma ilha. Aqui, chegam casos de todo o Brasil e temos a oportunidade de ver complexidades muito maiores”, pontua. “Fiz parte de minha formação neste Hospital em 2017. Hoje, ao atuar na área de ortopedia pediátrica, venho com outra visão para o curso, muito mais ampliada, e saio com conhecimento atualizado”, conta.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).