Chocolates: Páscoa sem exageros entre as crianças

Notícias

Chocolates: cuidados para uma Páscoa sem exageros entre as crianças

Para evitar problemas intestinais, o Hospital Pequeno Príncipe recomenda muita cautela com doces na alimentação
31/03/2023
chocolates páscoa
Nesta Páscoa, o Hospital Pequeno Príncipe reforça cuidados essenciais para evitar exageros no consumo de chocolates.

É difícil pensar na Páscoa sem se lembrar dos chocolates. Um dos doces mais famosos do mundo tem origem em séculos passados e é feito a partir do fruto cacau. Hoje, está disponível em diversos tipos: branco, ao leite, amargo, vegano… Mas com tantas opções, é possível evitar os excessos do doce na alimentação de crianças e adolescentes?

Quando meninos e meninas passam da quantidade de doce que cada organismo tolera, desconfortos intestinais podem surgir. Por isso, neste período que antecede a Páscoa, o Hospital Pequeno Príncipe reforça cuidados essenciais para evitar exageros.

Cautela na alimentação desde a infância

O cuidado com os chocolates na alimentação começa na infância. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), doces só são recomendados para crianças maiores de 2 anos. “Claro que quanto mais tarde a criança for apresentada aos doces, melhor”, lembra a nutricionista Maria Emília Suplicy, do Hospital Pequeno Príncipe.

Isso porque o chocolate do tipo ao leite, mais comum na alimentação dos pequenos, possui alto teor de gorduras e açúcares. E é devido a essa composição que o horário de comer doces também faz diferença. O açúcar gera picos de energia e excitação nos neurônios – por isso, o consumo não é recomendado ao final do dia.

chocolates Páscoa
Uma dica é trocar o chocolate ao leite pelo meio amargo, que possui quantidade reduzida de açúcar.

De olho na quantidade e nos rótulos

Para crianças, a quantidade diária recomendada varia entre cada faixa etária – de 2 a 6 anos, 10g por dia; de 7 a 10 anos, 15g. “Mas, se exagerou no consumo, adotar uma dieta leve e beber bastante água é imprescindível para hidratar o organismo”, recomenda a nutricionista.

No caso de meninos e meninas intolerantes a algum ingrediente, é preciso atenção aos rótulos. A especialista explica que algumas opções podem ser alternativas para diabéticos e alérgicos – como chocolate diet, preparações veganas à base de soja ou alfarroba.

Dicas para evitar exageros com chocolates

Apesar de o chocolate ser o favorito na Páscoa, combinar a sobremesa com opções menos gordurosas pode evitar exageros. Conforme a nutricionista sugere, balinhas de gelatina e marshmallow são algumas dicas para variar os doces no feriado.

“Além disso, pais e familiares também podem conversar com a criança sobre a quantidade e horários de consumo dos doces, formando combinados”, complementa. Outra dica é trocar o chocolate ao leite pelo meio amargo, que possui quantidade reduzida de açúcar.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais